Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com avanço da vacinação, turismo tem ‘guinada’; confira destinos mais escolhidos

Viagens nacionais ocupam 90% da demanda
Arquivo -
Mês de maio apresentou mudanças no comportamento do cliente
Mês de maio apresentou mudanças no comportamento do cliente

Com o aumento no número de vacinados e a retomada parcial da rotina, o comportamento do campo-grandense tem mudado começado a animar o setor de turismo. O anseio por suprir o desejo das viagens voltou aos debates familiares e dos apaixoandos por novas experiências, buscando viagens nacionais, em sua maioria, com destinos calmos e sem aglomeração.

A sócia-proprietária da agência Viaje Mais Turismo, Alessandra Duailibi, tem sentido os reflexos da vacinação e projeta um prognóstico positivo para os próximos meses. “De abril para maio houve um aumento na procura de orçamentos para as férias de julho, e viagens para setembro e outubro. Comparado ao mesmo período do ano passado, está 50% maior”, explicou.

[Colocar ALT]
Praias são os destinos mais procurados (Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)

Em sua maioria, os destinos mais procurados são para descanso e isolamento. Como as praias de Maragogi, Maceió e São Miguel, todas no nordeste. “O brasileiro redescobriu o Brasil. O fato de não poder ir para o exterior, fez com que ele conhecesse hospedagem de luxo, pousadas e locais que eram totalmente desconhecidos no país”, disse ela.

A mudança de comportamento é ratificada em números, cerca de 90% do público da agência procura destinos nacionais, o que segundo Duailibi, manteve postos de trabalho no setor. Para viagens internacionais, os destinos mais procurados são as Ilhas Maldivas, México e República Dominicana. “Acredito que até o fim do ano as viagens intencionais serão retomadas normalmente”, finalizou.  

Aumento nas viagens de carro 

A valorização do turismo interno também foi sentida pelo sócio-proprietário da GMS Tour, Gustavo Maciel, o perfil do viajante se adaptou as restrições fronteiriças, buscando por deslocamento fácil e de baixo custo. “Com as fronteiras fechadas muitas pessoas estão viajando de carro. Da nossa região, estão indo para o litoral de São Paulo e Búzios no . No Estado, e Rio Verde”, disse ele.

Em uma análise de dados, o proprietário acredita que o movimento deve voltar gradualmente, conforme o aumento no número de vacinados e a reabertura das cidades. “Comparado com outros meses, janeiro teve uma alta de 60%, em março e abril caiu para 10%, e hoje subiu em torno de 25% a 30%. Acredito que a partir de junho e julho, já devemos ter um reflexo das pessoas voltando a viajar”, disse ele.

Aumento nas cotações

A busca por locais tranquilos e com biossegurança tem sido um fator determinante para quem pretende viajar. O gerente da Campo Grande Turismo, Nivaldo Silva, também é um dos que sentiram essa mudança no segmento. “As pessoas ficaram estressadas. Aqueles que tem costume de viajar estão sedentos. E aqueles que não tem estão procurando para desestressar. Acredito que conforme a segurança aumenta a procura será maior”, disse ele.

Na empresa, o aumento na procura por cotações ficou em torno de 10% a 15%, comparado com o mesmo período do mês passado. A maioria dos destinos continua sendo as tradicionais praias do Nordeste em Porto Seguro, Natal e João Pessoa. “O perfil de viagens nacionais não mudou muito. Hoje o foco é 90% Brasil e 10% exterior. Quem procura viagens internacionais é por trabalho, mora ou tem parentes fora do país. Por conta da pandemia, quem quer viajar fica mais no Brasil mesmo”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio atinge terreno no Jardim Presidente e fumaça é vista a quilômetros de distância 

Caminhão pega fogo na BR-163 e rodovia tem congestionamento de 3 km em Campo Grande

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS já aderiram ao acordo de ressarcimento

Agência Brasil

Eduardo Bolsonaro pede que os EUA ‘mandem uma resposta’ ao Brasil após decisão contra o pai

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Canadá: homem é formalmente acusado de terrorismo após sequestrar avião

Últimas Notícias

Brasil

Anvisa determina recolhimento de medidor de glicose e interdição de tiras para teste

Medidor de glicose da marca "Ok Pro" foi reprovado em teste feito pela Fiocruz

Mundo

Mulher que postou vídeo de CEO no show do Coldplay se manifesta após polêmica

Vídeo publicado pela menina já acumula mais 60 milhões de visualizações na plataforma de vídeo

Brasil

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Em nota, opositores fizeram comparação entre Lula e Bolsonaro

Cotidiano

Semu oferece cursos gratuitos de vendas e automaquiagem em dois bairros de Campo Grande

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas por WhatsApp