Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com alta ocupação de leitos em MS, Juti proíbe até reuniões familiares

A prefeitura de Juti, município no sul do Estado, ampliou as restrições para minimizar o avanço da pandemia de Covid-19. O decreto foi publicado na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Para determinar as novas medidas, o prefeito Gilson Cruz (PSD) considerou as orientações […]
Arquivo -

A prefeitura de , município no sul do Estado, ampliou as restrições para minimizar o avanço da pandemia de . O decreto foi publicado na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial da (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Para determinar as novas medidas, o prefeito Gilson Cruz (PSD) considerou as orientações da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e o aumento de casos na cidade. Além disso, ele citou que o Estado está com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados.

Qualquer reunião com mais de sete pessoas será considerada aglomeração. Dessa forma, ficam proibidos eventos de qualquer natureza, até mesmo manifestações e reuniões particulares em residências.

Igrejas podem abrir com apenas 30% da capacidade. As celebrações devem durar  no máximo 1h30min e devem observar o toque de recolher, das 22h às 5h. O uso de é obrigatório em todos os espaços públicos e privados.

Também está vedado o consumo de tereré, chimarrão, narguilé e bebidas alcoólicas em vias públicas, independente de horário. Competições esportivas não devem ser realizadas.

Salões de beleza e demais serviços estéticos só poderão atender mediante agendamento. Profissionais liberais, como advogados e arquitetos, devem obedecer normas de biossegurança como o distanciamento social de 1,5m.

Bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos desta natureza deverão manter distanciamento de 2m entre mesas e disponibilizar álcool em gel. Ambientes devem ter ventilação e higienização constante. Proprietários e funcionários devem evitar contato físico entre clientes.

O atendimento deve ser encerrado às 21h30 e as portas devem fechar às 22h. O sistema delivery não pode operar durante o toque de recolher. Os estabelecimentos que descumprirem as determinações podem ter o alvará suspenso.

Supermercados e assemelhados devem atender com 50% da capacidade e também encerrar as atividades às 22h, além de observar as medidas de biossegurança.

Velórios são limitados à participação de dez pessoas e não podem ter mais de duas horas de duração. Casamentos devem observar as regras referentes às igrejas, sendo vedada a realização de festas e recepções.

A violação da normativa acarretará em sanção conforme o Código Penal e multa que pode chegar a R$ 750. A Vigilância Sanitária e as forças de segurança estaduais garantirão o cumprimento do decreto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

jonir

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Últimas Notícias

Cotidiano

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

Empresa alega que fez exercício simulado e que alguns funcionários se assustaram

Esportes

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Meninas brasileiras vão enfrentar a Itália na grande decisão em busca

Esportes

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Brasileiro chega a parte final da qualificação pela segunda vez

Esportes

Em casa, Operário se despede da Série D com derrota contra o Cianorte

Operário entrou em campo já sem chances de classificação, e acabou perdendo de 2 a 0