A cidade de Coxim, a 253 quilômetros de Campo Grande, está sob decreto de situação de emergência, após inúmeros estragos causados por temporais nos últimos dias. A medida foi oficializada pela prefeitura do município na última terça-feira (21), por meio do decreto nº 829/2021. A justificativa é que o volume das chuvas que afetou partes da área urbana e rural do município.

Conforme o decreto, o município enfrentou chuvas, classificadas e codificadas como local convectiva/chuvas intensas — com volume de 275,4 mm³, causando estragos e destruição nas ruas, avenidas, travessas, pontes e drenagens no município. A forte chuva causou enxurradas violentas ao longo do município de Coxim e a força das águas invadiu casas, comércios e vias públicas, bem como o transbordou, chegando a 5,02 cm.

Em consequência dos danos e considerando o parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o prefeito Edilson Magro declara Situação de Emergência no município pelo prazo de 30 dias.

Localidades ilhadas e vias intransitáveis

Ao Jornal Midiamax, o gestor do município discorreu sobre os estragos causados pela chuva. “Foi uma semana de muita chuva e o rio Taquari transbordou. Pontes rodaram, tem locais que a chuva abriu várias crateras, na periferia e onde não tem pavimentação, além do próprio asfalto. Tivemos que interditar pontes e em algumas estradas rurais não tem como passar”, explicou.

Sobre danos e possíveis vítimas, o prefeito esclareceu que ninguém ficou desabrigado e o município já está tomando as providências necessárias. “Teve prejuízos e a população ribeirinha chegou a ficar em situação de risco, mas não houve desabrigados e o rio já está abaixando. Estamos com duas equipes de maquinário para recuperar os locais possíveis. Indo até as crateras e trabalhando dia e noite para tentar amenizar o problema, e monitorando a situação”, detalhou Edilson Magro.

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Coxim)

 

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Coxim)