Cotidiano

Com 8 litros em estoque, maior banco de leite de MS precisa de mais doações

Mariane Chianezi Publicado em 19/05/2021, às 07h30

Dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano
Dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano - Reprodução/G1

Nesta quarta-feira (19) o Brasil comemora o "Dia Mundial de Doação de Leite Humano". O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês, aumentando o número de doadoras e o volume de leite coletado para beneficiar os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais de todo o país.

Em Campo Grande, no maior banco de leite materno em MS, no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), tem disponível atualmente 8 litros de leite materno para os bebês internados na UTI Neonatal e CTI Pediátrico. A coordenação do setor explicou ao Midiamax que hoje o hospital tem 23 doadoras de leite materno, um número bom, mas que poderia ser maior. 

No mês de abril, de acordo com o levantamento do setor, foram doados 22 litros de leite materno para a unidade e, com isso, 45 bebês foram beneficiados. Atualmente, o HRMS tem 31 bebês internados e que precisam de leite materno para a saúde.

De acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, o Brasil é atualmente uma referência para todo o hemisfério norte com a tecnologia que foi desenvolvida por aqui, formando essa que é uma verdadeira rede de proteção à vida. 

Como doar

Para doar ao banco de leite materno do HRMS basta entrar em contato no (67) 3378-2715. No telefone, a mãe receberá as orientações e poderá tirar as dúvidas. O HRMS fornece o material de coleta e um funcionário busca o leite doado na casa da moradora. Não é preciso ir até o hospital doar.

O telefone do banco de leite materno da Santa Casa é o (67) 3322-4174; do Hospital Universitário é (67) 3345-3027; da Maternidade Candido Mariano é (67) 3041-4775.

Coleta do leite em casa

Antes de fazer a ordenha, a mama deve ser lavada apenas com água e, sem seguida, seca com uma toalha limpa. Para evitar a contaminação, as doadoras devem tomar o cuidado de cobrir os cabelos com um lenço ou usar uma touca.

O leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo, e pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deve ser levado até o Banco de Leite mais próximo da sua casa.

Ao todo, são 225 bancos de leite espalhados pelo Brasil e 212 postos de coleta, que é onde as doações podem ser entregues. Você também pode ligar para o Disque Saúde no 136 para saber o local mais próximo da sua casa para poder doar.

Jornal Midiamax