Mato Grosso do Sul já aplicou ao menos 1 dose da vacina para covid em 35,6 mil indígenas e é o 2º do país que mais vacinou este grupo, conforme dados do Governo Federal.

O estado, que também possui a 2ª maior população indígena do país, só fica atrás do Amazonas, que imunizou 66,2 mil pessoas desse grupo.

Dos vacinados em MS, 29 mil já receberam a 2ª dose e são considerados imunizados.

Apesar de estar na 2ª posição, o número não representa nem metade dos mais de 73 mil indígenas que vivem em MS, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A vacinação de indígenas sofreu vários empecilhos no Estado. O maior deles é o negacionismo nas reservas, que fez com que muitos se recusassem a tomar o imunizante. Muito se deve ao impacto das ‘Fake News’. Por conta delas, 41,7% dos moradores da aldeias e retomadas deixaram de tomar a vacina.

No início da pandemia, as cartilhas também foram usadas para orientar os moradores das aldeias a se conscientizarem da importância nos cuidados com a higiene. Entretanto, faltaram argumentos para contrapor as carências básicas, como falta de água potável para matar a sede e também para higienizar as mãos.