Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 29 casos em menos de 3 meses, Dourados intensifica campanha contra tuberculose e hanseníase

Com base em dados do CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase), a Prefeitura de Dourados afirma que está intensificando as ações de combate às duas doenças, que estão entre  as mais infecciosas e mortais do mundo. Dados da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) indicam que em 2020, Dourados registrou 140 casos e uma […]
Arquivo -
hanseníase
Diagnóstico de hanseníase (Divulgação)

Com base em dados do CRTH (Centro de Referência em e Hanseníase), a Prefeitura de afirma que está intensificando as ações de combate às duas doenças, que estão entre  as mais infecciosas e mortais do mundo.

Dados da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) indicam que em 2020, Dourados registrou 140 casos e uma taxa de cura de 86%. Quanto a hanseníase foram 24 casos, com 93% de cura. Já em 2021, foram 25 casos de tuberculose e 4 de hanseníase.

Em ambos os casos, o tratamento é feito com antibióticos específicos, com duração entre seis e doze meses, e os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo SUS.

“O CRTH realiza a ação com o objetivo de alertar a população sobre as complicações causadas por estas doenças e também intensificar as atividades de prevenção e diagnóstico nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)”, explicou o secretário interino de saúde, Edvan Marcelo de Moraes.

Segundo o secretário, se alguém tiver qualquer um dos sinais ou sintomas, deve procurar a unidade de saúde e solicitar uma avaliação.  Ele lembra que as unidades de saúde do Santo André, Cachoeirinha e Vila Índio não participarão da campanha, por serem Unidades Sentinelas para Covid-19.

A tuberculose é uma doença infecciosa, se negligenciada causa grande impacto na morbidade, mortalidade e qualidade de vida dos doentes. Seus principais sintomas são: Tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais; perda de apetite; emagrecimento e cansaço; febre vespertina; sudorese noturna e dor torácica.

Vacina

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar familiares e outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.

Já a hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen, que também é transmitida pelas vias respiratórias (fala, tosse e espirro).

Os principais sinais e sintomas são: Manchas hipocrômicas (diminuição de cor), áreas com diminuição dos pelos e do suor; formigamentos, choques, fisgadas, agulhadas nos braços e pernas, que evoluem para dormência e aparecimentos de caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

A hanseníase tem tratamento e cura, mas a falta de cuidados pode resultar em sequelas graves. As incapacidades físicas provocadas pela doença são as que mais determinam a exclusão social dos pacientes. “Nosso foco é proporcionar um tratamento mais eficaz e interrompendo o quanto antes a cadeia de transmissão destas duas doenças em nosso município”, pontuou o secretário interino de saúde.

Foto: Thiago Silva

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
câmara projetos salário

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Yuri Alberto é vetado e Corinthians fica sem os principais atacantes do time

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Últimas Notícias

Polícia

Justiça determina proibição de shows após às 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

No último dia 8, MPMS se manifestou sobre firmar um acordo que pode livrar o bar de uma ação judicial

Polícia

‘Para lá eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

Luiz César estava condenado há mais de 120 anos de prisão

Cotidiano

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

Cada empresa avaliará novas possibilidades e poderá redirecionar a produção para outros países

Cotidiano

Volume de chuva em Campo Grande fica 41% abaixo da média histórica

Dados sobre volume de chuva foram divulgados pelo Cemtec-MS nesta terça-feira