Mato Grosso do Sul atingiu uma triste marca com o maior número de casos confirmados de coronavírus em apenas um dia. Foram 1.942 casos novos no Estado em 24 horas, o recorde desde o início da pandemia em março do ano passado. Além disso, MS ainda atingiu a maior média móvel já registrada, com 1,5 mil casos de covid diários. 

Durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta sexta-feira (21), os números foram apresentados e o secretário expressou preocupação com a situação da pandemia. Especialistas já preveem uma terceira onda da doença e Resende comentou que Mato Grosso do Sul pode ter junho e julho como os meses mais difíceis da pandemia. “São dados que nos preocupam, nos deixam angustiados”, comentou. 

Há cerca de duas semanas, os números da pandemia, que estavam em uma leve queda, voltaram a aumentar em Mato Grosso do Sul. No dia 5 de maio, o Estado tinha uma média de 874 casos de coronavírus por dia, número ainda considerado alto considerando as características e a população do Estado. Porém, nesta sexta (21), a média móvel é de 1.530, recorde histórico da pandemia em MS. 

A escalada da doença acontece ao mesmo tempo em que o Estado apresenta bons resultados na vacinação. O que quer dizer que os casos novos estão principalmente entre os jovens, que ainda não foram contemplados na campanha de imunização contra

O secretário Geraldo Resende ainda chamou a atenção para o risco da variante indiana, que já foi identificada na Argentina e no estado do Maranhão, no nordeste do Brasil. Caso a variante entre no território do Mato Grosso do Sul, a situação da pandemia pode complicar ainda mais.