Com 712 pacientes internados, registrou nesta sexta-feira (5) o maior número de ocupação de leitos desde o início da pandemia de coronavírus. Durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde, o secretário demonstrou preocupação com o cenário da pandemia e disse que o colapso na saúde pública pode se tornar uma realidade em MS. 

“Estamos vivendo o momento mais crítico de todo o período da doença. Já temos, de fato, um colapso muito próximo”, disse Resende. Conforme boletim epidemiológico desta sexta-feira (5), as taxas de ocupação de leitos chegam a 92%, que é o caso da macrorregião de , que inclui 34 municípios. No caso da Capital, há hospitais lotados, como aconteceu com o HRMS ( Regional de Mato Grosso do Sul), que é referência no tratamento da doença no Estado. 

A secretária adjunta Crhistinne Maymone pediu a colaboração da população e apelou para que todos fiquem em casa no fim de semana. “A situação se agravou na última semana, contra fatos e dados não há argumentos. Foi semana de aumento de média móvel de tudo: casos confirmados, óbitos, leitos, hoje estamos com maior leitos ocupados de toda a pandemia e também tivemos aumento de mobilidade urbana”, comentou.

Por sua vez, o secretário Geraldo Resende deu um exemplo para mostrar a gravidade da situação em MS. Diante da falta de leitos na região sul do Estado, um paciente de só conseguiu vaga em hospital de , ou seja, teve que viajar mais de 400 km para ser transferido. 

Resende ainda comentou que, mesmo que sejam habilitados novos leitos, faltam profissionais. Ele afirma que faltam médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Além disso, ele frisa que os profissionais estão exaustos. “Ao sair de suas casas e arriscarem suas vidas, passam nas ruas e veem aglomerações aos montes, vídeos de festas clandestinas, jovens teimando em não usar máscaras. Eles, lógico, se questionam: ‘por que vou expor minha vida, da minha família, se a população não dá a contribuição?'”. O secretário comenta que há profissionais se negando a participar dos plantões.