Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça marca audiências em caso de assassinato de Clodiode em Caarapó

Caso terminou com indígena morto e seis feridos, incluindo adolescente de 12 anos
Arquivo -
Para MPF
Para MPF

Depois de cinco anos, as audiências para o caso que terminou com o assassinato do indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza foram marcadas para janeiro de 2022. O caso ocorreu em 2016 na cidade localizada a 273 km de e é chamado de ‘Massacre de Caarapó’ pelo MPF (Ministério Público Federal). No dia do crime, mais seis indígenas ficaram gravemente feridos, entre eles um adolescente de 12 anos. 

A denúncia foi feita pelo MPF há cinco anos mas, diante da morosidade injustificada na tramitação, o órgão pediu à 1ª Vara Federal de a inclusão dos processos criminais relativos ao fato na lista de processos com prioridade de julgamento. Em seguida, a petição foi enviada como pedido de providências à corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e à Comissão de Direitos Fundamentais do (Conselho Nacional do Ministério Público), além de setores de controle interno do MPF.

O Ministério Público explica que a 1ª Vara Federal de Dourados recebeu o pedido de providências encaminhado pelo CNJ em outubro. As audiências de instrução foram agendadas entre os dias 11 e 24 de janeiro de 2022, ocasiões em que serão realizadas as oitivas das vítimas e das testemunhas, além do interrogatório dos réus.

Em nota, o MPF afirma que é injustificável o ritmo lento de tramitação da denúncia criminal. Segundo o órgão, os crimes cometidos em Caarapó “compõem um quadro de ataque sistemático contra os povos Guarani e Kaiowá e podem ser classificados como crimes contra a humanidade”. 

Um indígena assassinado e seis feridos

As investigações da Força-Tarefa Avá Guarani, do MPF, apontam que cinco proprietários rurais organizaram, promoveram e executaram o ataque à comunidade Tey Kuê no dia 14 de junho de 2016. Cerca de 40 caminhonetes, com o auxílio de três pás carregadeiras e mais de 100 pessoas, muitas delas armadas, retiraram à força um grupo de aproximadamente 40 índios Guarani-Kaiowá de uma propriedade ocupada por eles.

O indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza foi assassinado com um tiro no abdômen e outro no tórax. Outros seis indígenas, inclusive uma criança de 12 anos, foram atingidos por disparos e ficaram gravemente feridos. Dois índios sofreram lesões leves e a comunidade foi constrangida violentamente a deixar a área, segundo denúncia.

(Com informações do MPF)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1