A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande–, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou que mais 4 unidades de Saúde do programa Saúde na Hora serão habilitadas na cidade e passarão a atender a população até as 19h. O novo horário entrará em vigor na segunda-feira (21).

As novas unidades são: Jardim Atenas, Maristela, Santo André e Miguel Nunes. Com isso, serão 9 postos de Saúde com serviços até o início da noite no município.

O Saúde na Hora visa a facilitar o acesso aos serviços de Saúde em horários flexíveis. O programa foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária da Saúde do Ministério da Saúde em maio de 2019 e passou por atualização em 16 de março de 2020, que viabilizou uma modalidade simplificada do programa.

Até então, as unidades de Saúde atendiam até as 17h. Agora, estendem os serviços por mais 2 horas, oferecendo consulta médica, aplicação de vacina, pré-natal, consulta puerperal, planejamento familiar, exame de preventivo, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites, entre outros.

Durante a pandemia, as unidades também oferecerão vacinação contra a e ajudarão no atendimento de pacientes –com a meta de reduzir o volume de casos graves, hospitalizações e óbitos. Imunização contra a influenza e outras de rotina também são acessíveis no novo horário.

As unidades de Saúde Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Vila Piloto e Interlagos já integram o Saúde na Hora. Assim, também funcionam das 6h às 19h com sala de vacinação contra a Covid-19.