Cotidiano

Chuva de estrelas cadentes poderá ser vista no céu de MS na madrugada desta quinta-feira; saiba como

Draconídeas terá 'desfile' de cerca de 5 meteoros por hora

Gabriel Maymone Publicado em 20/10/2021, às 13h04

Fenômeno poderá ser visto no céu de MS
Fenômeno poderá ser visto no céu de MS - Divulgação

O céu de Mato Grosso do Sul receberá verdadeiro show na madrugada desta quinta-feira (21). Trata-se da chuva de meteoros oriônidas, que poderá ser vista em todo o Estado. Esse fenômeno, conhecido como ‘Draconídeas’, incidirá em rajadas luminosas que cortarão o céu nesta noite e madrugada.

Como todos os anos, quando a órbita da Terra passa perto dos restos de gelo, poeira e partículas que os cometas perdem após sua última aproximação do Sol, ocorre o fenômeno conhecido como "chuva de meteoros" ou "estrela-cadente".

Na realidade, consiste na passagem de meteoros pela atmosfera. Quando queimados, eles produzem o conhecido efeito visual, linhas de luz que cruzam o céu. Se sobrevivem e chegam ao solo, as rochas são chamadas de meteoritos.

Essas chuvas podem ser vistas em quase qualquer lugar do mundo, em lugares com pouca iluminação artificial e uma ampla faixa de horizonte. Há dias para apreciar as diferentes chuvas de meteoros, que recebem os nomes das constelações em que são geradas. Nessa madrugada, será a Draconídeas, pois os meteoros são da constelação de Dragão.

Como observar o fenômeno?

Conforme informações do Observatório Espacial Heller &Jung à GZH, o evento tem início a partir da meia-noite. O pico ocorre por volta das 3 horas.

Para melhor observação, o ideal é procurar um local com pouca luminosidade. Áreas rurais ou cidades menores terão vantagem.

Entretanto, para flagrar um meteoro, é necessário ter paciência, uma vez que são esperados 5 deles por hora. 

Jornal Midiamax