A chuva chegou a atingir 64,8mm em Campo Grande nesta segunda-feira (29). Relatório emitido nesta segunda-feira (29) pelo Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) indica que a semana começa com previsão de tempestade, deve ter temperaturas mais amenas e termina com mais chuva.

Nesta terça e quarta-feira, o tempo volta a ficar firme, mas deve ter temperaturas mais amenas, principalmente no centro-sul do Estado, com mínima de 14ºC em Sete Quedas e Ponta Porã, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Por fim, a quinta-feira será marcada pela volta das áreas de instabilidades, com exceção das regiões de fronteira e sul de MS. Já na região centro-norte do Estado, que inclui Campo Grande, a previsão do Cemtec é de acumulados mais significativos de chuva.

Pluviômetros

A chuva é medida por pluviômetros, aparelho meteorológico que mede a altura da lâmina de água gerada pela chuva que cai em uma área de 1m2. Então quando se diz que choveu 100 mm, quer dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresentou altura de 100 milímetros, que é o mesmo que 10 centímetros. Já cada milímetro refere-se a 1 litro de água.