Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chove e faz sol: campo-grandenses narram os ‘desafios’ de lidar com o verão na cidade

O verão atípico com tempo ‘virando’ de uma hora para a outra tem feito os campo-grandenses se adaptarem. Com previsão de calorão e chuvas pontuais, em áreas muitas vezes sem prognóstico, faz com que os moradores andem com um kit pelas ruas para evitar imprevistos. Com tempo nublado e um calor de quase 30°C, Nerton […]
Arquivo -

O verão atípico com tempo ‘virando’ de uma hora para a outra tem feito os campo-grandenses se adaptarem. Com previsão de ão e chuvas pontuais, em áreas muitas vezes sem prognóstico, faz com que os moradores andem com um kit pelas ruas para evitar imprevistos.

Com tempo nublado e um calor de quase 30°C, Nerton Bueno, de 66 anos, fez parada em sorveteria do Centro da Capital para driblar a temperatura. Ele conta que o verão tem sido atípico e o cuidado com a alimentação é uma das estratégias para o verão.

Chove e faz sol: campo-grandenses narram os 'desafios' de lidar com o verão na cidade
Sorvete foi saída para Nerton | Foto: Leonardo de França, Midiamax

“Esses dias tiveram muita e estamos somente na metade do verão. O calor ainda está pouco, parece. O jeito é beber muita água, ter uma alimentação mais leve com frutas e verduras e de vez em quando, um sorvete”, disse o publicitário.

Para Nerton, olhar frequentemente a previsão do tempo é essencial para evitar surpresas quando precisar sair. “Sempre saio com guarda-chuva e acompanho noticiário sobre a previsão do tempo. Até passar esse período, ando com guarda-chuva na mão”, pontuou.

A comerciante Kátia Alves, de 50 anos, saiu para passear com os netos no Centro e disse que para lidar com a variação climática é preciso ‘estar no clima’. “Temos que beber muita água. Se saímos e chove, chamamos um . Em casa tiramos o feijão da alimentação e comidas gordurosas. Ainda mais crianças, precisamos ter comidas mais saudáveis no dia a dia”, comentou com a reportagem.

O tempo nublado não pega mais de surpresa a operadora de caixa Giovanna dos Santos. Mesmo ainda sem nenhum chuvisco, Giovanna tratou de abrir o guarda-chuva para andar no Centro. “Guarda-chuva por causa do sol que está muito agressivo. Antes eu andava com blusa de manhã longa, mas como o clima está muito atípico, uso ele”, disse.

Chove e faz sol: campo-grandenses narram os 'desafios' de lidar com o verão na cidade
Garrafinha d’água é regra para Nayara | Foto: Leonardo de França, Midiamax

Para quem trabalha o dia todo ‘na rua’ precisa ter um preparo para o clima ainda maior. Como no caso da motoentregadora Nayara Ferreira, de 27 anos. O kit com capa de chuva, lanchinho e água geladinha são regra para o dia a dia.

“O corpo acaba acostumando com esse tempo. Carrego água, mas agora o gelo já derreteu e também levo um lanche. Quando o tempo está nublado, sempre carrego capa e quando chove é o período que mais dificulta porque tenho que usar GPS e fica embaçado”, contou.

Previsão do tempo

A primeira semana de fevereiro deve registrar chuvas rápidas intensas acompanhadas de calor de até 35°C, em cidades de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Na terça-feira (2), o dia começa com sol em todas as áreas do Estado e a partir da tarde é esperado céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas isoladas em todas as áreas associadas ao calor e umidade. A umidade relativa do ar terá variação estimada entre 60% a 100% no MS ao longo do dia, acompanhada de ventos fracos a moderado com rajadas de vento em todo Estado.

A temperatura pode variar entre de 20 °C a 35 °C, nas regiões pantaneiras e bolsão podendo ser as mais quentes do dia. Em a variação está estimada em 23 °C a 30 °C.

Já na quarta-feira (3), é esperado tempo quente, úmido e abafado. A previsão é de sol entre nuvens com possibilidade para pancadas de chuvas isoladas com trovoadas em todas as regiões. O monitoramento alerta chuvas localmente fortes. As temperaturas poderão variar entre de 21°C a 34 °C, e na Capital entre 22 °C a 29 °C.

A condição não deve mudar muito na quinta-feira (4), o céu deve ficar parcialmente nublado com o aumento de nebulosidade ao longo do dia que favorecerá a ocorrência de chuvas isoladas em todo o Estado, condição associada às áreas de instabilidades de uma frente fria. Também há alerta para chuvas fortes. A temperatura varia de 20°C a 35°C.

Já na sexta-feira (5), o clima muda, e não há expectativa de chuva grande em partes do MS, o sol deve predominar. Uma condição associada após a passagem de uma frente fria que, além de deixar o tempo firme, contribuirá para uma ligeira redução das temperaturas. O clima varia de 16° a 31°C.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Últimas Notícias

Charge

Derrota

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil