Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chove e faz sol: campo-grandenses narram os ‘desafios’ de lidar com o verão na cidade

O verão atípico com tempo ‘virando’ de uma hora para a outra tem feito os campo-grandenses se adaptarem. Com previsão de calorão e chuvas pontuais, em áreas muitas vezes sem prognóstico, faz com que os moradores andem com um kit pelas ruas para evitar imprevistos. Com tempo nublado e um calor de quase 30°C, Nerton […]
Arquivo -

O verão atípico com tempo ‘virando’ de uma hora para a outra tem feito os campo-grandenses se adaptarem. Com previsão de ão e chuvas pontuais, em áreas muitas vezes sem prognóstico, faz com que os moradores andem com um kit pelas ruas para evitar imprevistos.

Com tempo nublado e um calor de quase 30°C, Nerton Bueno, de 66 anos, fez parada em sorveteria do Centro da Capital para driblar a temperatura. Ele conta que o verão tem sido atípico e o cuidado com a alimentação é uma das estratégias para o verão.

Chove e faz sol: campo-grandenses narram os 'desafios' de lidar com o verão na cidade
Sorvete foi saída para Nerton | Foto: Leonardo de França, Midiamax

“Esses dias tiveram muita e estamos somente na metade do verão. O calor ainda está pouco, parece. O jeito é beber muita água, ter uma alimentação mais leve com frutas e verduras e de vez em quando, um sorvete”, disse o publicitário.

Para Nerton, olhar frequentemente a previsão do tempo é essencial para evitar surpresas quando precisar sair. “Sempre saio com guarda-chuva e acompanho noticiário sobre a previsão do tempo. Até passar esse período, ando com guarda-chuva na mão”, pontuou.

A comerciante Kátia Alves, de 50 anos, saiu para passear com os netos no Centro e disse que para lidar com a variação climática é preciso ‘estar no clima’. “Temos que beber muita água. Se saímos e chove, chamamos um Uber. Em casa tiramos o da alimentação e comidas gordurosas. Ainda mais crianças, precisamos ter comidas mais saudáveis no dia a dia”, comentou com a reportagem.

O tempo nublado não pega mais de surpresa a operadora de caixa Giovanna dos Santos. Mesmo ainda sem nenhum chuvisco, Giovanna tratou de abrir o guarda-chuva para andar no Centro. “Guarda-chuva por causa do sol que está muito agressivo. Antes eu andava com blusa de manhã longa, mas como o clima está muito atípico, uso ele”, disse.

Chove e faz sol: campo-grandenses narram os 'desafios' de lidar com o verão na cidade
Garrafinha d’água é regra para Nayara | Foto: Leonardo de França, Midiamax

Para quem trabalha o dia todo ‘na rua’ precisa ter um preparo para o clima ainda maior. Como no caso da motoentregadora Nayara Ferreira, de 27 anos. O kit com capa de chuva, lanchinho e água geladinha são regra para o dia a dia.

“O corpo acaba acostumando com esse tempo. Carrego água, mas agora o gelo já derreteu e também levo um lanche. Quando o tempo está nublado, sempre carrego capa e quando chove é o período que mais dificulta porque tenho que usar GPS e fica embaçado”, contou.

Previsão do tempo

A primeira semana de fevereiro deve registrar chuvas rápidas intensas acompanhadas de calor de até 35°C, em cidades de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Na terça-feira (2), o dia começa com sol em todas as áreas do Estado e a partir da tarde é esperado céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas isoladas em todas as áreas associadas ao calor e umidade. A umidade relativa do ar terá variação estimada entre 60% a 100% no MS ao longo do dia, acompanhada de ventos fracos a moderado com rajadas de vento em todo Estado.

A temperatura pode variar entre de 20 °C a 35 °C, nas regiões pantaneiras e bolsão podendo ser as mais quentes do dia. Em a variação está estimada em 23 °C a 30 °C.

Já na quarta-feira (3), é esperado tempo quente, úmido e abafado. A previsão é de sol entre nuvens com possibilidade para pancadas de chuvas isoladas com trovoadas em todas as regiões. O monitoramento alerta chuvas localmente fortes. As temperaturas poderão variar entre de 21°C a 34 °C, e na Capital entre 22 °C a 29 °C.

A condição não deve mudar muito na quinta-feira (4), o céu deve ficar parcialmente nublado com o aumento de nebulosidade ao longo do dia que favorecerá a ocorrência de chuvas isoladas em todo o Estado, condição associada às áreas de instabilidades de uma frente fria. Também há alerta para chuvas fortes. A temperatura varia de 20°C a 35°C.

Já na sexta-feira (5), o clima muda, e não há expectativa de chuva grande em partes do MS, o sol deve predominar. Uma condição associada após a passagem de uma frente fria que, além de deixar o tempo firme, contribuirá para uma ligeira redução das temperaturas. O clima varia de 16° a 31°C.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Últimas Notícias

Transparência

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

Moradores afirmam que não foram ouvidos e pedem serviço para beneficiar região

Política

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Ministro votou contra as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Transparência

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

TCE-MS deu prazo de 60 dias para o prefeito de Porto Murtinho corrigir supostas irregularidades

Mundo

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Secretário do Tesouro americano afirmou que as negociações com o G7 sobre a Rússia não serão fáceis