A Prefeitura de , a 310 km de Campo Grande, iniciou a ção dos grupos prioritários contra a , nesta quarta-feira (20). A primeira moradora a ser imunizada foi a fisioterapeuta Laise Santana, que atua diretamente com pacientes internados em fase de recuperação contra a doença.

O prefeito João Carlos Krug (PSDB) avaliou positivamente a chegada das doses ao município. “O nosso município sempre trabalhou seriamente no combate ao COVID-19 e a nossa equipe nunca mediu esforços para combater essa epidemia em Chapadão do Sul. A vacinação hoje, da nossa fisioterapeuta, representa a vacinação de todos nossos competentes funcionários da saúde pública”, disse.

Conforme informações da prefeitura, o índice de mortalidade da doença na cidade é menor que 1.1, considerado um índice abaixo do estado que é de 1.8 e do Brasil, que é de quase 2.0.

Na oportunidade, também estava presente o vice-prefeito e médico João Buzoli que pediu para que as pessoas não acreditem em notícias falsas sobre as vacinas. “As vacinas salvam vidas. Não acreditem em que aparecem nas redes sociais falando mal das vacinas. Todas as vacinas que forem aprovadas pela Anvisa são eficazes e vão salvar vidas”, finalizou Buzoli.

A enfermeira Emily Rech foi a responsável pela primeira aplicação, na fisioterapeuta Laise Santana, e em seguida, também foi aplicada a vacina no médico João Buzoli.  A vacinação continua no Hospital Municipal com os funcionários da saúde que trabalham na linha de frente no combate ao COVID-19 e a expectativa é que a primeira dose seja aplicada em todos os 211 profissionais ainda nesta quarta-feira, 20.

A secretária de Saúde, Valéria Lopes, aproveitou a oportunidade para ressaltar que o município segue as normativas do plano de vacinação elaborado pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por isso, a vacinação neste primeiro momento ocorrerá em 37% dos profissionais da saúde pública e nos idosos que estão institucionalizados na Cotenec e na Gileade que receberão a vacina em campo e não precisarão se deslocar.

Chapadão do Sul, em breve, deve receber mais 50 doses, que também serão destinadas a vacinação de 15 profissionais da saúde, mas essas doses ainda estão em Campo Grande e só devem ser liberadas daqui alguns dias, para que a Saúde de Chapadão do Sul faça a busca. Aumentando o efetivo da primeira fase em 236.

Além do prefeito João Carlos Krug, vice-prefeito João Buzoli e a secretária de Saúde Valéria Lopes, também estiveram na solenidade a secretária de Governo Agnes Miler, secretária de Maria das Dores, secretaria-adjunta de Saúde Gilmara Dacampo e a Coordenadora da vigilância epidemiológica Vanessa Rech.

*com informações: assessoria de imprensa