A SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou, na tarde desta sexta-feira (22), o balanço da campanha de imunização contra a Covid-19 em nos quatro primeiros dias. Cerca de 11,4 mil pessoas contra a Covid-19, sendo 7,9 mil , 2,3 mil indígenas e 783 idosos institucionalizados já foram vacinados.

De acordo com o balanço, entre as cidades que enviaram a relação de dados à secretaria, Três Lagoas imunizou o maior número de pessoas do grupo prioritário, sendo 765 doses, em seguida vem Dourados com 720 pessoas, Corumbá com 615 e Aquidauana com 533 pessoas imunizadas.

O Estado recebeu o primeiro lote com 158 mil doses da CoronaVac, na segunda-feira (18), e distribuiu aos municípios em 48 horas. A relação da quantidade recebida por cada município foi publicada no Diário Oficial de MS. Cada pessoa vai receber duas doses da vacina durante a campanha de imunização.

Em nota, a SES informou que recebeu informações de 69 municípios sobre o números de doses já utilizadas. , Aral Moreira, Camapuã, Corguinho, Laguna Carapã, Porto Murtinho, Rio Verde, Santa Rita do Pardo e Sete Quedas deixaram de enviar a relação.

Segundo o secretário municipal de saúde da Capital, José Mauro, Entre terça-feira (19) e quinta-feira (21), 5.375 pessoas receberam vacina contra Covid-19. “Recebemos no início da semana 26.898 doses da vacina, o suficiente para imunizar 13.449 pessoas. Ainda não é o quantitativo necessário para concluir a primeira fase de vacinação, mas fizemos um cronograma para que o grupo que está mais vulnerável e que é essencial na luta contra o vírus seja imunizado”, declarou.

Os primeiros a serem imunizados na Capital foram profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia com os que atuam hospitais públicos e particulares, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CRSs (Centros Regionais de Saúde) e do (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 3.780 servidores de 72 postos de saúde, foram imunizados.

Além deles, cerca de 400 idosos asilados tanto de instituições públicas como privadas também estão recebendo doses da vacina. Nesta primeira etapa, estão sendo vacinados os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, indígenas que moram em aldeias e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente desde o início da pandemia.