Pular para o conteúdo
Cotidiano

CCZ faz trabalho de prevenção e controle de ratos em bueiros de Campo Grande

Os ratos são roedores capazes de gerar prejuízos econômicos e à saúde humana, por serem transmissores de diversas doenças, como a leptospirose, peste, tifo murino, hantaviroses, entre outras. Anualmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande realiza o controle destes animais em vias urbanas, bueiros e […]
Arquivo -

Os ratos são roedores capazes de gerar prejuízos econômicos e à saúde humana, por serem transmissores de diversas doenças, como a leptospirose, peste, tifo murino, hantaviroses, entre outras. Anualmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da (Secretaria Municipal de Saúde) de realiza o controle destes animais em vias urbanas, bueiros e córregos da Capital.

Segundo a coordenadora do CCZ, Juliana Rezende, neste ano, o trabalho foi iniciado na região central e deve se estender até agosto abrangendo as demais regiões.

“A desratização em logradouros públicos é importante para impedir que a população de roedores cresça exponencialmente, além de evitar a transmissão de doenças aos humanos e outros animais. Nos períodos de outubro a janeiro há uma maior incidência de alagamentos por conta das frequentes chuvas e, eventualmente, ocorre uma maior da população. Portanto a antecipação deste trabalho é estratégica e fundamental na ”, reforça.

Os servidores atuam sempre em dupla na colocação das iscas, que é feita quadra a quadra da área desratizada, com a implantação de blocos de parafinas amarradas por arame em cada ponto, geralmente a 5cm da parede do chão de bueiros, galerias e grelhas de captação de água, assim como em caixas de esgoto.

Os blocos parafinados são usados, pois os ratos preferem roer o material, afiando os seus dentes, portanto além do atrativo olfativo a isca parafinada oferece potencial resistente à umidade quando comparado às iscas granuladas convencionais. Os blocos são compostos de raticida letal que age no sistema hematológico.

Para o controle adequado é necessário se basear no conhecimento da biologia, dos hábitos comportamentais dos roedores, habilidades e capacidades físicas de cada espécie, além do meio ambiente onde estão instalados.

Existem três espécies de ratos que são considerados sinantrópicas, ou seja, vivem próximo ao homem: ratazana de esgoto, rato de telhado e o camundongo. A ratazana vive cerca de dois anos; o rato de telhado, 18 meses; e o camundongo, cerca de um ano. Podem se reproduzir a partir do terceiro mês de vida. O período de gestação é, em média, de 19 a 22 dias, e o número de filhotes por cria é de cinco a 12.

Os locais para desratização são escolhidos com base em levantamentos que apontam maior incidência dos roedores, por serem regiões de grande concentração urbana o que favorece a proliferação, por meio de oferta de alimentos e água, condições ideais para reprodução.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Últimas Notícias

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas

Trânsito

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Colisão pode ter sido provocada por pneu que estourou de um dos veículos