O Castramóvel entrará em operação no último domingo deste mês – dia 25 de abril – no bairro com maior número de animais de rua, informou a prefeitura por meio de nota.

Dessa forma, o CCZ (Centro de Controle e Zoonose) realiza levantamento para identificar o local ideal para iniciar as castrações. Entretanto, a coordenadora do CCZ, Juliana Rezende, já adiantou alguns bairros que devem estar entre os primeiros a receber a ação. “Alguns bairros como Jardim Veraneio, Núcleo Industrial e Portal Caiobá, estão entre os cotados para receber ação”, informa.

O serviço oferece castração gratuita, inicialmente, a cães, machos e fêmeas a partir de 6 meses de idade. A estimativa é que serão 20 procedimentos por fim de semana. 

Conforme a coordenadora, este trabalho de engajamento social visa conscientizar a população sobre a importância do controle da natalidade, assim como para prevenir maus tratos e abandono. Atualmente a população canina é de cerca de 160 mil animais no município.

A castração de felinos continuará sendo realizada no CCZ através de agendamento prévio online. Os procedimentos chegaram a ser paralisados em razão da pandemia de Covid-19, mas já retornaram. O agendamento é feito todo dia 20 de cada mês pelo site: https://castracao.campogrande.ms.gov.br/