Cotidiano

Castramóvel inicia atendimento no Portal Caiobá no próximo fim de semana

A seleção dos cães que serão castrados será feita ao longo da semana

Mylena Rocha Publicado em 19/04/2021, às 10h20

Serão castrados 20 cães no próximo domingo.
Serão castrados 20 cães no próximo domingo. - Divulgação/PMCG

O Castramóvel inicia o primeiro atendimento no próximo domingo (25) em Campo Grande. A iniciativa tem objetivo de circular pelas regiões com maior vulnerabilidade para fazer a castração dos animais e inicia atendimento no bairro Portal Caiobá. Conforme a Prefeitura, a ação deve castrar 20 cães. 

No primeiro dia de atendimento, o Castramóvel deve priorizar a castração de fêmeas. “Haverá um número consideravelmente maior de cadelas a serem castradas”, explica a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Juliana Rezende. 

Diante da situação da pandemia, o atendimento será diferente. Os agentes de saúde farão busca ativa pelos animais no bairro. Serão cadastrados os cães de pessoas de baira renda e que têm cadastro NIS (Número de Identificação Social). A seleção dos cães será feita no decorrer da semana e, no dia da ação, a equipe do CCZ irá até o imóvel para realizar exames clínicos e dar orientações quanto à educação em saúde, reforçando os deveres e responsabilidades do tutor. 

Após a preparação para a cirurgia, o animal será levado pela equipe até o castramóvel, que estará na unidade de saúde da região, de onde o proprietário poderá buscá-lo após três horas. “É importante reforçar que esse animal não poderá voltar para casa andando. É uma recuperação pós cirúrgica como qualquer outra, então, se o tutor não conseguir levar ele no colo, ou em um veículo, até um carrinho daqueles de mão serve para o transporte”, explica a veterinária.

Jornal Midiamax