Começa nesta segunda-feira (11), os serviços de atenção à saúde animal com atendimento no castramóvel de , a 326 quilômetros de Campo Grande. A castração foi suspensa em dezembro de 2020, e deve retomar as cirurgias de cães e gatos da cidade.

De acordo com a prefeitura, o atendimento segue a 32ª etapa do cronograma de ações, iniciadas em julho de 2018, estará no pátio de estacionamento da Unidade de Saúde da Família – USF Vila Piloto, Rua 34, número 250, até dia 23 de janeiro, atendendo de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

O coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e responsável pelo Castramóvel, médico veterinário Everton Ottoni, explica que as ações são voltadas para castração de animais domésticos acima de seis meses de idade gratuitamente.

“(Além de) distribuição de vermífugos, antirrábica, profilaxia de Leishmaniose e orientações sobre prevenção de animais peçonhentos e também posse responsável de animais de estimação”, disse.

Vá de máscara

Por conta da de , a equipe recomenda que os tutores devem ir ao local de atendimento usando máscaras e respeitando o distanciamento, evitando aglomeração de moradores. “Por isso, a importância de seguir à risca o agendamento e a pontualidade na observância dos horários pré-agendados de atendimento”, ressalta Ottoni.

Os tutores devem ir ao castramóvel com uma cópia de documento pessoas e comprovante de residência do responsável pelo animal. O agendamento de castração de cães e gatos deve ser feito apenas pessoalmente, no local, junto à equipe do local e não mais por telefone.

Para tirar dúvidas, os moradores podem ligar no CCZ pelo (67) 3929-1803 e receber orientações sobre o atendimento.