Casos de vêm aumentando a procura por atendimento nas unidades de saúde, Pronto-Socorro e na única Unidade de Pronto Atendimento de Corumbá. No fim de semana, o PS e a UPA ficaram lotados.

Conforme divulgou o site local Diário Corumbaense, a maioria apresentava sintomas como febre, dor na garganta, dor de cabeça, coriza e dores no corpo. Alguns desses sintomas são os mesmos do coronavírus.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que “neste final de semana e feriado houve aumento de 30% na procura de atendimento na UPA e PS, onde haviam médicos de plantão, seguindo a classificação de risco, utilizada mundialmente em todas as unidades de atendimento”.

A Secretaria ainda informou que este ano foi aberto credenciamento para contratação de mais médicos para a rede de urgência e emergência, tendo o valor do plantão aumentado, porém as não foram totalmente preenchidas.

“Visando evitar aglomeração e a disseminação do coronavírus, orienta-se, que ao procurar atendimento, leve acompanhantes somente quando for realmente necessário”, pede.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, Corumbá tem 1.091 casos notificados de SARG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).