Cotidiano

Pelo 3º dia, Campo Grande tem aplicação só da 2ª dose da vacina contra covid

Município aguarda chegada de mais doses para continuar imunização por faixa etária

Gabriel Maymone Publicado em 23/06/2021, às 07h28

Vacinação em Campo Grande segue com aplicação da 2ª dose
Vacinação em Campo Grande segue com aplicação da 2ª dose - Leonardo de França / Midiamax

Sem receber novas doses, Campo Grande segue pelo 3º dia seguido sem aplicação de 1ª dose da vacina contra covid. Nesta quarta-feira (23), o município abriu calendário exclusivo para a aplicação da dose de reforço de CoronaVac/Sinovac e da Oxford-Astrazeneca.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac chegou a ficar em atraso devido a interrupção no fornecimento por parte do Ministério da Saúde, mas vem sendo retomada de maneira gradativa. Já em relação à AstraZeneca, o município optou por fazer o adiantamento do calendário para 60 dias a fim de ampliar a cobertura vacinal.

Na semana passada, o município chegou a ficar 5 dias com a campanha de imunização parada por falta de doses e a vacinação foi retomada apenas na sexta-feira (18). No domingo (20), o calendário estava em pessoas a partir de 46 anos, mas foi interrompido na segunda-feira após o estoque de imunizantes da Pfizer acabar.

A estimativa da Sesau é completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose. O município trabalha com desenvolvimento de uma ferramenta para envio de uma mensagem de alerta para quem está no período de se vacinar.

Até a manhã desta quarta-feira (23), Campo Grande já havia aplicado a 1ª dose em 356.093 pessoas, que representam 39,3% da população - acima da média estadual. Os que receberam a dose de reforço totalizam 151.192 pessoas, ou seja, 16,69% dos habitantes. Somente na terça-feira 4.867 pessoas concluíram o ciclo vacinal e após cerca de duas semanas serão consideradas imunizadas.

Veja mais detalhes abaixo:

Jornal Midiamax