À espera da ção, idosos com idade a partir de 65 até 74 anos já podem se cadastrar no sistema de vacinação para da prefeitura de . Até a tarde de quinta-feira (11) já havia 18.285 pessoas neste grupo inscritas.

O sistema de identificação prévia foi implantado no município com objetivo de acelerar o processo de vacinação contra o . Pessoas que estão no grupo prioritário podem acessar o site, para reduzir o tempo de espera na fila da vacinação.

Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que não é um agendamento, já que o atendimento é feito por ordem de chegada. O cadastro serve para identificar a pessoa e, assim, reduzir o tempo de espera, considerando o tempo que o servidor leva para preencher os dados requeridos no sistema para prosseguir com o atendimento.

O cadastro está disponível no site para pessoas com mais de 65 anos, trabalhadores da saúde, idosos asilados, pessoas com deficiência maiores de 18 anos e que vivem em residências inclusivas, além de indígenas aldeados. Outros públicos devem ser incluídos a medida em que novas doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde.

Quando idosos de 65 anos até 74 anos serão vacinados em Campo Grande?

O problema verificado em todo o país é da falta de comunicação do Ministério da Saúde, responsável por distribuir as doses aos estados. Após a última entrega, que ocorreu no domingo (7), não houve confirmação de novos lotes de vacina para serem distribuídos.

O secretário municipal de saúde, José Mauro, disse ao Jornal Midiamax que não tem como determinar uma data para começar a vacinar esse público sem ter a confirmação de quantas doses e quando elas vão chegar. “Só com essas informações poderemos avaliar qual será o próximo grupo que conseguiremos vacinar”, declarou.

Passo a passo para fazer o cadastro da vacina contra Covid-19

1- A pessoa apta a receber a vacina acessa o endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br através de dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde;

2- Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);

3- Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.