Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande recebe pela 2ª vez título internacional pela conservação das florestas urbanas

Mais uma vez, Campo Grande foi reconhecida pela preservação das florestas urbanas. Pelo segundo ano consecutivo, a Capital recebeu da Arbor Day Foundation o título de ‘Tree Cities of the World’ ou ‘Cidades Árvore do Mundo’. O título reconhece cidades do redor do mundo que se comprometeram em cultivar e manter as florestas urbanas. O […]
Arquivo -

Mais uma vez, foi reconhecida pela preservação das florestas urbanas. Pelo segundo ano consecutivo, a Capital recebeu da Arbor Day Foundation o título de ‘Tree Cities of the World’ ou ‘Cidades Árvore do Mundo’. O título reconhece cidades do redor do mundo que se comprometeram em cultivar e manter as florestas urbanas.

O presidente da Arbor Day Foundation, Dan Lambe parabenizou as cidades que receberam o título. “Eles são líderes no planejamento e manejo de suas florestas urbanas. Esta distinção é uma celebração de sua criatividade e sustentabilidade na criação de espaços urbanos mais saudáveis”.

O prefeito destacou o trabalho realizado e parabenizou todos que atuaram diretamente para esta conquista. Ele ressalta que a administração preza pelo desenvolvimento sustentável, com a preservação da arborização. “O resultado desse trabalho é o reconhecimento internacional que obtivemos por dois anos consecutivos. Temos compromisso com o manejo da arborização e, com isso, garantir um futuro melhor para todos”, declarou o prefeito.

O titular da (Secretaria Municipal de e Gestão Urbana), Luís Eduardo Costa explica que o reconhecimento veio após auditoria de uma série de serviços que o município realiza na preservação das áreas verdes. Os serviços incluem manejo das árvores, a recuperação das árvores centenárias, a distribuição de mudas no viveiro, além de ações nas áreas de preservação permanente. 

“A gente fica muito feliz, não é fácil, é um serviço bastante complexo. A nossa secretaria cuida da gestão do desenvolvimento urbano, mas com um olhar na preservação do meio ambiente. Esse é o nosso maior desafio”, celebra o secretário. 

Para Campo Grande ser reconhecida novamente, a cidade comprometeu-se a cumprir cinco padrões do programa que mostram sua dedicação e determinação em plantar e conservar árvores para um futuro mais verde. No total, 120 cidades de 63 países foram reconhecidas nesta edição.

O plantio de árvores em uma área urbana traz uma infinidade de benefícios, podendo ajudar a reduzir os custos de energia, gerenciamento de águas pluviais e controle da erosão. O programa apresenta uma rede de líderes que visam criar mais espaços verdes em áreas urbanas, reconhecendo as cidades que o fazem bem. 

Para compor a rede Tree Cities of the World, as cidades devem preencher requisitos com relação a ter setor responsável especificamente pela arborização, possuir políticas para a proteção e manutenção da sua floresta urbana, realizar inventários, estudos e planos em longo prazo para implantação e manejo de arborização, investir orçamento anual para o manejo arbóreo e realizar ao menos anualmente a celebração do dia da árvore, como medida para conscientizar a população. 

“Este é o reconhecimento internacional mais importante no quesito de florestas urbanas. Para participar do programa, o município envia os dados que são auditados, demonstrando nossas efetivas ações”, pontuou a superintendente de fiscalização e gestão ambiental da Semadur, Gisseli Giraldelli.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ex-coordenador apae

Justiça reconhece chance de fuga após aval do MPMS e mantém prisão de ex-coordenador da Apae

Agência Senado

Moraes manda Itamaraty suspender passaporte diplomático de Collor

Trump assina ordem para reduzir preços de remédios nos EUA, mas não define porcentuais

Índia e Pasquistão vão discutir manutenção do cessar-fogo

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ex-coordenador apae

Justiça reconhece chance de fuga após aval do MPMS e mantém prisão de ex-coordenador da Apae

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

“Segurança também é direito de quem vive nas ruas”, diz representante nacional em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

No início de março a companhia já tinha transferido parte da produção dos aparelhos para a Índia

Polícia

Servidor comissionado de prefeitura é absolvido de violência doméstica

Justiça considerou que vítima mudou versão durante processo e livrou homem de acusações

Política

Ônibus atrasados e ‘fantasmas’: Consórcio passa das 1,7 mil infrações em menos de 5 meses

São 592 autos de infrações sobre atrasos, diz auditor chefe da Agetran

Polícia

Após perseguição e roubo no Jardim Morenão, família de adolescente quer se mudar de casa

Vizinhança disse ao Jornal Midiamax que família mora há pouco tempo no bairro e planeja mudança devido ao roubo