Após promessa do Ministério da Saúde de receber a quantidade suficiente de CoronaVac para concluir a aplicação da 2ª dose, Campo Grande ainda precisa de 5 mil doses para imunizar os que estão com o ciclo vacinal atrasado.
Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), foram vacinadas pessoas com 2ª dose da CoronaVac agendada apenas até o dia 5 de abriil. Assim, com as 5 mil doses, será possível concluir a vacinação de todos os que estão agendados para abril.
Havia expectativa de que aproximadamente 17 mil pessoas que estavam aguardando para receber a dose de reforço seriam contempladas, o que não ocorreu.
Campo Grande chegou a montar força-tarefa na quarta-feira para acelerar a vacinação, chegando ao recorde de 17 mil aplicações de dose diária.
Previsão
Ainda não há uma previsão do Ministério da Saúde para o envio de novas doses de CoronaVac, que depende da produção do Instituto Butantan, que sofreu essa semana com atraso no recebimento de insumo para a fabricação do imunizante.
Na quarta-feira, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que haverá redução na entrega de doses para maio. A previsão de entrega das vacinas da Coronavac era de 12 milhões de doses para maio e 6 milhões para junho. No entanto, para totalizar a quantidade acordada, seria necessária a entrega dos 10 mil litros pela Sinovac. Segundo Covas, com o novo calendário, a expectativa de doses fica em aberto.