Campo Grande dá início a projeto para castração gratuita de até 600 cães e gatos por mês

ONGs com cadastro na prefeitura poderão encaminhar animais para realizar procedimento

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Primeiro dia do programa contou com castração de 30 gatos
Primeiro dia do programa contou com castração de 30 gatos

Campo Grande iniciou nesta terça-feira (21) programa de castração pública de cães e gatos, que irá realizar procedimentos em até 600 animais por mês. Por enquanto, apenas uma clínica veterinária foi habilitada: a Amor em Pet, localizada no Bairro Monte Castelo. Outras clínicas podem aderir ao programa, confira o edital neste link.

As castrações serão divididas da seguinte forma: 300 cães (150 machos e 150 fêmeas) e 300 gatos (150 machos e 150 fêmeas).

Inicialmente, o programa atenderá exclusivamente animais que estejam em situação de vulnerabilidade e abrigados em ONGs cadastradas no sistema da prefeitura.

O objetivo é fazer o controle populacional dos animais, declarou o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (sem partido). “Campo Grande adota o bem-estar animal, diante da proliferação, principalmente, em bairros com pessoas com menos renda, que não conseguem arcar com a castração”, disse.

Ele citou a importância que os animais de estimação têm na vida das pessoas. “Muitas o consideram como membro da família”, pontuou.

Para ter uma ideia do tamanho do ‘problema’, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal está realizando levantamento. “até o dia 24 de setembro estará aberto banco de dados para as ONGs informarem, para termos um panorama”, disse a titular da pasta, Ana Cristina Camargo.


Primeiro dia do projeto teve a castração de 30 gatos na clínica Amor em Pet – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Por ser a única clínica habilitada, a Amor em Pet poderá receber os 600 cães e gatos em um mês. A proprietária, Laura Metello, informou que a empresa tem condições de atender a demanda e detalhou o tempo para cada cirurgia. “São 10 minutos para gatos e cães machos, 15 minutos para gatas fêmeas e 25 minutos para cadelas”, comentou.

As clínicas habilitadas terão prazo de 1 ano para permaneceram ativas no cadastro da prefeitura, podendo ter a vigência revogada. O prazo continua aberto para outros estabelecimentos aderirem ao programa.

Atualmente, Campo Grande conta ainda com ações de castração no CCZ (Centro de Controle de Zoonose) e no Castramóvel. A soma dos projetos perfaz uma capacidade de realizar 1.320 castrações realizadas por mês.

Conteúdos relacionados