O acesso ao teste de coronavírus será mais fácil em Campo Grande a partir da semana que vem. O teste RT-PCR, considerado ‘padrão ouro’ no diagnóstico da covid-19 poderá ser feito com demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Além disso, o objetivo é ampliar o número de unidades que fazem a testagem.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que tem priorizado o exame com coleta de swab, o que garante o isolamento precoce do paciente. O secretário José Mauro Filho explica que o exame RT-PCR deve ser feito entre o 3º e 7º dia de sintoma de covid. Com o diagnóstico precoce, há menos chance do paciente contaminar outras pessoas por não saber que foi infectado pelo coronavírus, já que ele inicia o isolamento domiciliar antes.
Com o atendimento por demanda espontânea, o paciente que tiver dentro dos critérios para a realização do teste não necessitará mais realizar o agendamento, podendo fazer a coleta já no mesmo momento que busca uma das 24 unidades de saúde preparadas para fazer o exame.
“Nossa expectativa é também de aumentar o número de unidades que farão a coleta, podendo chegar a até 40 pontos no município, isso pode até dobrar a capacidade de exames realizados hoje”, conclui o secretário.
As unidades de saúde que realizam o teste têm a capacidade de, juntas, fazer até 700 por dia. Confira quais postos de saúde fazem teste de covid-19:
- USF Cristo Redentor;
- UBS Universitário;
- USF Mata do Jacinto;
- USF Estrela Dalva;
- USF Jardim Noroeste;
- USF Zé Pereira;
- USF Jardim Azaléia;
- USF Los Angeles;
- USF Botafogo;
- Clínica da Família Iracy Coelho;
- Clínica da Família Portal Caiobá;
- USF Vila Fernanda;
- USF Batistão;
- UBS 26 de Agosto;
- USF Tiradentes;
- UBS Dona Neta;
- USF Moreninha;
- USF Vila Nasser;
- USF Oliveira;
- USF Nova Bahia;
- USF São Francisco;
- USF Aero Itália;
- USF Albino Coimbra;
- USF Parque do Sol.