O tão esperado serviço do primeiro castramóvel de está à espera da aprovação do (Conselho Regional de Medicina Veterinária de ). A prefeitura municipal informou, nesta sexta-feira (8), que a entrada da documentação do veículo foi enviada em agosto do ano passado.

Conforme o município, em nota, com a chegada do veículo em dezembro de 2020, a expectativa é que os atendimentos comecem em janeiro deste ano. Porém, com parte ‘burocrática' da documentação, ainda não é possível determinar uma data do início dos trabalhos nos bairros da cidade.

“Apesar de o CCZ (Centro de Controle de Zoones) ter dado entrada na documentação ainda em agosto, somente com fotos do veículo, após o recebimento em dezembro, é que foi possível pedir a autorização para funcionamento”, comunicou.

Campo Grande aguarda aval do Conselho Regional de Veterinária para operar castramóvel
Castramóvel é equipado com gaiolas e mesas. (Foto: Divulgação/PMCG)

A compra do veículo é no valor de R$ 198,3 mil, conforme a publicação do Diário Oficial. O veículo é equipado com gaiolas, mesas, kits cirúrgicos e insumos. A (Secretaria Municipal de Saúde), havia informado que a unidade vai começar a circular nos bairros com maior vulnerabilidade social.

Enquanto o animal recebe o atendimento, o tutor deve receber orientações sobre os cuidados pós-cirúrgicos. Com a reforma do centro cirúrgico do CCZ e a aquisição do castramóvel, tanto cães quanto gatos poderão ser castrados gratuitamente, sendo cada um no local adequado.

A previsão é de que sejam realizados em média de 25 a 30 procedimentos aos fins de semana.