Cotidiano

Campeão olímpico, Yelstin Jacques apresenta esportes paralímpicos para crianças em Campo Grande

"Foi recompensador ter passado a manhã com essas crianças", declarou Yeltsin

João Ramos Publicado em 04/12/2021, às 17h53

Medalhista das paralimpíadas de Tóquio conversando com atleta de Campo Grande
Medalhista das paralimpíadas de Tóquio conversando com atleta de Campo Grande - (Foto: Lucas Castro)

O Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), em Campo Grande recebeu a terceira edição do Festival Paralímpico neste sábado (4) em Campo Grande. O evento, concebido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) reuniu centenas de crianças e jovens de oito a 17 anos, com ou sem deficiências.

O Festival teve a honra de receber o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, bicampeão no atletismo na Paralimpíada de Tóquio-2020 e exemplo para os que estão começando agora no esporte. Yeltsin interagiu com atletas, técnicos e público em geral no evento.

"Mato Grosso do Sul vem fazendo bonito no esporte paralímpico, acreditando nas pessoas com deficiência e as incentivando. Foi recompensador ter passado a manhã com essas crianças, que conheceram novas modalidades e agora têm a oportunidade de ingressar no esporte. No Festival vi crianças com e sem deficiências, convivendo em igualdade, e é isso que o esporte ensina. Sou fruto desse trabalho de inclusão que o esporte proporciona e onde eu cheguei muitos podem chegar também", destacou o medalhista de ouro da Paralimpíadas de Tóquio 2020, na modalidade atletismo.

Ao final das atividades, todas as crianças receberam lanche e certificados de participação, emitidos pelo CPB. O Festival Paralímpico fez alusão ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado em 22 de setembro. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento deste ano foi adiado e acompanhou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.

Organizada desde 2018, a ação ocorre tradicionalmente ao mesmo tempo em diversas cidades do país e objetiva incentivar a prática esportiva por meio da vivência com novas modalidades. Em 2021, foram 70 municípios brasileiros.

Jornal Midiamax