Campanha de multivacinação começa na sexta em MS; confira quais vacinas estarão disponíveis

Serão 18 vacinas disponíveis em unidades de saúde em todo o Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Dia D de mobilização será no dia 2 de outubro.
Dia D de mobilização será no dia 2 de outubro.

A Campanha Nacional de Multivacinação começa na sexta-feira (1º) e tem como foco crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Mato Grosso do Sul, serão 18 vacinas disponibilizadas ao todo. A campanha é uma oportunidade para os pais levarem os filhos para atualizar a caderneta de vacinação. 

Diante da pandemia e a preocupação com o coronavírus, as vacinas contra outras doenças acabaram sendo deixadas de lado. Por isso, muitos pais não levaram os filhos para vacinar. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) explica que todas as unidades de saúde nos 79 municípios já estão abastecidas com as doses. 

A coordenadora estadual de vigilância epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, reforça que o principal objetivo é atualizar a caderneta. “Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde”, afirma.

O dia D de mobilização nacional da campanha está previsto para o sábado (2). Conforme a SES, todos os municípios devem fazer mutirões para vacinação de crianças e adolescentes.

Quais vacinas estarão disponíveis? 

Para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá