Cotidiano

Caminhão é flagrado com carvão transportado ilegalmente e dono é multado em R$ 6,3 mil

Carvoaria estava legalizada, mas carga de carvão estava sem documento necessário de transporte

Mariane Chianezi Publicado em 24/12/2021, às 16h48

None
Divulgação/PMA

A PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu um caminhão carregado com carvão sendo transportado ilegalmente em estrada vicinal de Nova Andradina, a 15 km da cidade. O carvoeiro foi identificado e multado em R$ 6,3 mil.

Conforme a polícia, a carga era transportada sem o DOF (Documento de Origem Florestal) e foi apreendida junto com o veículo. O DOF é o documento ambiental para o transporte, comércio, industrialização e armazenamento de qualquer produto da flora nativa. A falta desta licença caracteriza-se crime e infração administrativa.

O autuado, o carvão e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Batayporã e o infrator responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

A PMA foi à carvoaria do infrator, que estava legalizada. Em nota, a polícia explicou que algumas vezes, os carvoeiros tentam passar o material florestal nativo sem o documento de Origem Florestal (DOF), para que não seja realizada a baixa na quantidade do crédito no sistema do órgão ambiental e, dessa forma, eles ficam com este crédito, podendo então, transportar carvão de desmatamentos e processado em carvoarias ilegais com o documento daquele carvão transportado sem a emissão do DOF.

Jornal Midiamax