Militares do Corpo de Bombeiros de reclamam de solenidades e formatura diárias nas corporações, que acabam reunindo vários servidores, apesar da alta em casos de contaminação da , no Estado.

Um militar, que preferiu não se identificar, relata que as reuniões são feitas com mais de 100 servidores em filas e espaços pequenos. O evento passou a ser diário na última semana em todos os quartéis e batalhões de MS.

“Ocorre que é fato que tal evento aumenta consideravelmente o risco de contaminação pelo coronavírus, sendo que além do militar se contaminar irá levar para sua família e até mesmo para a sociedade em geral que por ele for atendido aumento drasticamente a proliferação do vírus”, disse.

Outra reclamação é da proibição em escalas de teletrabalho para o setor administrativo dos bombeiros e aumento no efetivo em dois turnos. “Quanto maior o número de militares no quartel e quanto maior for o tempo em que permanecerem lá, mais pessoas serão contaminadas e apesar da boa saúde da maioria dos militares, muitos são inclusive acusados de levar o vírus para a casa e matar, pai, mãe, tio, tia e até irmãos portadores de morbidades e com o empenho do novo comandante-geral, ele conseguirá aumenta ainda mais esta estatística, causando ao bombeiro militar ainda mais transtorno psiquiátrico”, relata.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que desempenha atividade essencial e os trabalhos não podem parar, mesmo com a tomando proporções graves. “Nossa dedicação precisa de mais empenho. É hora de aumentar os esforços para conter a proliferação do coronavírus”, comunica.

Já sobre as formaturas diárias, a corporação ressaltou que os encontros são realizados para passar instruções aos militares sobre as atividades a serem desempenhadas no dia. “Todas as formaturas são realizadas com os cuidados de biossegurança”, finaliza.