Equipes do continuam com o trabalho de rescaldo em extensa área do Parque dos Poderes na manhã desta sexta-feira (20). A corporação não tem previsão de quando os trabalhos serão encerrados. Incêndio atingiu a região na tarde de quinta-feira (19) e, devido aos ventos e à vegetação seca, se espalhou rapidamente. A área mais atingida foi atrás da DGPC (Delegacia Geral de Polícia Civil). 

Na manhã desta sexta, uma equipe dos Bombeiros no tribunal de contas, com o ATR (autotanque rebocável), permaneceram até às 6h40, quando deixaram o local para outra equipe entrar. Há, também, outra frente de trabalho na Acadepol.

Neste momento, os militares trabalham no rescaldo, que é controlar o calor na área para evitar que as chamas reascendam.

Há muita fumaça atrapalhando a visibilidade dos motoristas que passam pelo Parque.


Fumaça atrapalha visibilidade de motoristas no Parque dos Poderes – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

Veja o vídeo:

Fogo no Parque dos Poderes

As chamas se iniciaram ainda no período vespertino e, devido aos ventos e à estiagem, o fogo se propagou muito rápido. Além da flora, o incêndio pode destruir boa parte da fauna do local que possui animais de várias espécies. As autoridades irão apurar as causas e consequências desse incêndio.

As chamas estão sendo combatidas com água de caminhões dos bombeiros e abafadores. A fumaça se estendeu para bairros distantes do Parque dos Poderes.

Fogo nos fundos da TVE (Foto: Diego Alves)

Na noite de quinta-feira, o fogo passou para o outro lado da Avenida Desembargador Neto do Carmo devido à fuligem e se estendeu entre o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), TV Educativa, Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), Tribunal de Contas de e (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

As chamas chegaram próximas de alguns dos prédios públicos e nenhum dos órgãos estaduais foi atingido.