Com o avanço da vacinação, os números da covid começam a melhorar e o HRMS ( Regional de Mato Grosso do Sul) – referência no tratamento da doença pelo SUS – chegou a marca de 48 horas sem registrar morte causada pelo coronavírus.

Conforme o hospital, a marca foi alcançada na noite deste domingo (03). O boletim do hospital informa que já foram atendidos 7.796 casos da doença desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas foram apenas 3 novas internações. Desse total, foram 1.951 óbitos, sendo 8 de servidores.

O informe indica que há 38 pacientes internados com covid no HRMS, sendo 14 na enfermaria e 24 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Alívio

Setembro apresentou o menor número de casos confirmados e de óbitos por covid em MS, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde). Quando comparado com junho – mês de maior pico de casos confirmados e de óbitos -, a redução em setembro foi de 90% nos casos.

A curva do gráfico de mortalidade se apresenta com queda vertiginosa saindo do patamar de 44.686 casos confirmados registrado em junho para 4.336 em setembro.

O mesmo fenômeno se repete com os óbitos, de 1.323 óbitos registrado em junho para 145 em setembro. Representando uma queda de quase 90% de casos.