O superintendente Estadual do /MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão, avaliou que, durante a Black Friday desta sexta-feira (26), houve mais irregularidades no comércio virtual.

“Constatamos este ano que as pessoas preferiram realizar compras online. Houve menos compras em lojas físicas. Foram encontrados diversos problemas nos sites de compras. Orientamos a população a redobrar os cuidados ao realizarem as compras online”, explica Salomão.

Ainda segundo o Procon, o órgão registrou 107 procedimentos durante as ações de fiscalização realizadas nesta sexta-feira durante a Black Friday em Campo Grande.

Ao longo do dia, foram feitas 36 aberturas de reclamações de consumidores, 42 duas orientações em estabelecimentos comerciais e nove fiscalizações em lojas físicas.

Foram lavrados seis autos de infração em lojas físicas e 14 infrações em lojas virtuais. Entre as regularidades encontradas no comércio da capital, o Procon/MS constatou publicidade enganosa, falta de informação de juros na venda a prazo e falta de produto com propaganda e publicidade ativa.

No comércio online, os fiscais do Procon/MS constaram que algumas lojas anunciaram “ofertas de até 90%” como chamariz principal, porém não chegaram a dar nem 30% de desconto. Outra infração foi que grandes lojas através de aplicativos anunciavam a oferta e na mesma hora que o cliente clicava não existia mais o produto em estoque para compra.

O Procon/MS, em parceria com o Procon Municipal de Campo Grande, realizaram ações de fiscalização e orientação no comércio da Capital durante toda a sexta-feira. A unidade móvel do Procon/MS ficou no centro de Campo Grande para registrar as reclamações da população no local. Também foi realizada fiscalização nos shoppings da Capital.

O Procon/MS realizou, durante o início do mês, pesquisa de preços dos produtos mais comercializados durante a Black Friday, com objetivo de flagrar possíveis irregularidades.