“Constatamos este ano que as pessoas preferiram realizar compras online. Houve menos compras em lojas físicas. Foram encontrados diversos problemas nos sites de compras. Orientamos a população a redobrar os cuidados ao realizarem as compras online”, explica Salomão.

Ainda segundo o Procon, o órgão registrou 107 procedimentos durante as ações de fiscalização realizadas nesta sexta-feira durante a Black Friday em Campo Grande.

Ao longo do dia, foram feitas 36 aberturas de reclamações de consumidores, 42 duas orientações em estabelecimentos comerciais e nove fiscalizações em lojas físicas.

Foram lavrados seis autos de infração em lojas físicas e 14 infrações em lojas virtuais. Entre as regularidades encontradas no comércio da capital, o Procon/MS constatou publicidade enganosa, falta de informação de juros na venda a prazo e falta de produto com propaganda e publicidade ativa.

No comércio online, os fiscais do Procon/MS constaram que algumas lojas anunciaram “ofertas de até 90%” como chamariz principal, porém não chegaram a dar nem 30% de desconto. Outra infração foi que grandes lojas através de aplicativos anunciavam a oferta e na mesma hora que o cliente clicava não existia mais o produto em estoque para compra.

O Procon/MS, em parceria com o Procon Municipal de Campo Grande, realizaram ações de fiscalização e orientação no comércio da Capital durante toda a sexta-feira. A unidade móvel do Procon/MS ficou no centro de Campo Grande para registrar as reclamações da população no local. Também foi realizada fiscalização nos shoppings da Capital.

O Procon/MS realizou, durante o início do mês, pesquisa de preços dos produtos mais comercializados durante a Black Friday, com objetivo de flagrar possíveis irregularidades.