A Fundação de Cultura de divulgou nesta quinta-feira (11) a abertura de vagas para o curso de braile virtual, para quem tem interesse de aprender mais a escrita tátil usada por deficientes visuais.

O curso é oferecido pela Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim e começa no dia 1º de março, às 9 horas, até o dia 1º de abril, sendo ministrado três vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas, das 9 às 10 horas. O facilitador do curso será o professor João Marcos Tavares Ferreira. Será conferido certificado de 20 horas/aula aos participantes.

O ensino possibilita a quebra do padrão de que pessoas que enxergam não precisem ler em braile. O objetivo é tornar fácil a compreensão do universo que envolve o cego, permitindo a desconstrução dos estigmas, descriminação, preconceitos da sociedade; tornar possível as relações entre cegos e não cegos e apresentar os instrumentos.

Nas aulas, o estudo terá auxílio de animação gráfica que facilita o aprendizado do sistema. Com os símbolos divididos em grupos de 10, o usuário poderá perceber primeiramente quais pontos formam cada letra Braille.

Num segundo momento há a repetição de cada letra, no intuito de facilitar a memorização. Terminada a animação, o usuário pode clicar em cada cé Braille disposta para repetir o aprendizado. A partir do segundo grupo de letras, ao se acrescentar ou retirar apenas um ponto do grupo anterior, forma-se um novo grupo de letras, acelerando o processo.

As inscrições podem ser feitas somente por telefone: (67) 3316-9161, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Mais informações pelo e-mail: [email protected]