A fiscalização nas barreiras sanitárias foi retomada nesta quinta-feira (11) como uma medida para barrar o avanço do em . As barreiras foram instaladas em quatro pontos movimentados da cidade, quando profissionais da área da saúde orientam os motoristas vindos do interior ou até de outro estado e ainda realizam testes rápidos para coronavírus.

As barreiras funcionam das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana e estão localizadas em quatro pontos: na saída para Cuiabá, Sidrolândia, São Paulo e Três Lagoas. Ao todo, são cerca de 200 profissionais mobilizados para atuar nas barreiras na Capital. A reportagem do Midiamax esteve na barreira da saída para Sidrolândia nesta manhã, onde a movimentação era tranquila. 

Uma agente da Vigilância Sanitária explica que na barreira metade da pista é fechada, mas há profissionais nos dois lados da via. A abordagem é feita em todos os veículos que passam pelo local, mas os moradores de Campo Grande logo são liberados. Para as pessoas que vêm de outras cidades, é realizada a orientação sobre o coronavírus e a medição da temperatura. Caso o motorista tenha febre, o teste rápido é feito. São cerca de 100 testes rápidos disponíveis em cada

“O objetivo maior é conscientizar essas pessoas sobre as medidas de prevenção e, de certa forma, controlar o acesso ao nosso município de pessoas suspeitas, considerando que todo o País está sofrendo com o aumento no número de casos, além da circulação de novas cepas do vírus”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Veruska Lahdo.

Os motoristas que passam pela barreira concordam com a medida, levando em consideração a crise da pandemia em e o colapso da saúde. Um dos condutores que passou pelo local era morador de Campo Grande. Ele conversou com a reportagem e disse que acha a medida válida e que assim se sente mais seguro. “É bom saber que as pessoas entrando na cidade estão sendo testadas e orientadas”, comenta.

Um outro condutor, que veio de Ribas do Rio Pardo, também aprova a iniciativa, mas faz ressalvas. “Eu acho válido, mas não adianta só pedir a temperatura. Seria interessante que todos fizessem o teste rápido”, diz.