Projeto inovador

O concurso teve como critério de seleção quatro eixos: eficiência energética, industrialização, adaptabilidade e custo. O objetivo é que as construções garantam mais conforto ambiental com menos custo e menor consumo de energia e possam ser reproduzidas em larga escala. Além disso, devem se adaptar às mais variadas condições de climas e terrenos brasileiros, além de se adequar à realidade financeira do Brasil.

Campo Grande  – uma das vencedoras do edital

Por meio do ACT (Acordo de Cooperação Técnica) firmado entre a SNH (Secretaria Nacional de Habitação) do MDR e a Associação Brasileira de COHABs e ABC (Agentes Públicos de Habitação), foi lançado no dia 23 de julho, o Edital de Chamamento para Seleção de Terrenos para implantação dos projetos vencedores.

Em Campo Grande, o projeto será revolucionário: fachada ativa em frente à Avenida dos Cafezais com disponibilidade de locação para estabelecimentos comerciais, praça, jardins e pátios interno e externo (de uso comum para a população do entorno) drenantes, horta comunitária, bicicletário, pisos em concregrama e uso de tecnologias para ampliar a eficiência energética do empreendimento, além de sistema de captação de água das chuvas para reuso.

O projeto prevê a construção de cerca de 164 unidades habitacionais no local. A comitiva da Prefeitura — que integra a diretora-presidente da , Maria Helena Bughi, a diretora de Habitação e Programas Urbanos da Amhasf, Aleida Resende Alves Gonçalves Moreno, o diretor de Atendimento, Administração e Finanças da Amhasf, Cláudio Marques Costa Junior e a assessora jurídica da Agência Kataria de Carvalho Figueiredo Viana — também participou de encontro com representantes da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos da Habitação (ABC Brasil) para tratar de demais assuntos da habitação de interesse social para a Capital.