As aulas em 2021 ainda seguem as incertezas da pandemia do coronavírus, que está em seu pior momento em Mato Grosso do Sul. Na rede estadual de MS, a SED (Secretario Estadual de ) continua com o planejamento de aulas no formato híbrido (presencial e remoto). Já na rede municipal de , ainda não há definição de como será o retorno dos alunos.

A SED informou ao Jornal Midiamax que continua trabalhando com o planejamento de aulas no formato híbrido, ou seja: na modalidade presencial e remota. Porém, o órgão informou que tomará a decisão baseada nas orientações do (Programa de Saúde e Segurança) da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e do COE (Centro de Operações de Emergências).

“O retorno dos estudantes está previsto para o dia 01 de março e ocorrerá seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Estamos trabalhando com a ideia do ensino híbrido e o nosso planejamento é realizado com base nisso, mas todas as decisões que tomamos sobre essa questão são com base nas orientações dos órgãos de saúde”, destacou a SED.

Para os profissionais, o retorno está programado para o dia 5 de fevereiro. A SED informou que, neste primeiro mês, ocorre a jornada pedagógica com orientações e formações.

Calendário escolar

A programação ainda conta com sábados letivos, bem como 15 dias de férias escolares entre os dias 2 e 16 de julho. As aulas estão marcadas para terminar no dia 10 de dezembro de 2021. Os exames finais serão realizados entre 13 e 16 de dezembro.

Conforme artigo do calendário, não haverá alteração da data de início das aulas. Segundo resultados preliminares do Censo Escolar de 2020, elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a rede estadual de ensino tem 204 mil estudantes. Veja aqui o calendário escolar de 2021.

Campo Grande

A um mês para o início das aulas, que está previsto para o dia 8 de fevereiro, o ano letivo da (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande segue indefinido.

Aulas em 2021 serão híbridas na rede estadual de MS e Campo Grande ainda estuda estratégia

Em nota, a prefeitura informou que ainda não há decisão se as aulas serão presenciais ou remotas. “Será necessário avaliar como estará a situação de saúde mais próximo da data”, explicou.

Cada unidade da Reme deverá elaborar o próprio calendário escolar, por ser o instrumento que expressa a ordenação temporal das atividades escolares, tendo por base as minutas de calendário publicadas anexas às Resoluções normativas mencionadas.

As férias para docentes e discentes está prevista para acontecer entre 2 e 16 de julho. Os demais profissionais que atuam nas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) estarão em atividades internas no período de férias.

O ano letivo somente poderá ser encerrado, depois do efetivo cumprimento dos duzentos dias letivos previstos no calendário escolar. No caso das Emeis, será no dia 22 de dezembro, e as demais escolas, no dia 16 de dezembro de 2021.