Pular para o conteúdo
Cotidiano

Audiência de Custódia em MS é referência para ONG de Direitos Humanos

O Tribunal de Justiça de MS tornou-se exemplo de respeito às medidas de biossegurança, sem prejudicar as garantias legais das pessoas custodiadas, em razão da forma que vem realizando suas audiências de custódia. O formato de trabalho foi tema de um vídeo produzido pela Associação para a Prevenção da Tortura (APT), uma organização internacional de […]
Arquivo -

O Tribunal de Justiça de MS tornou-se exemplo de respeito às medidas de biossegurança, sem prejudicar as garantias legais das pessoas custodiadas, em razão da forma que vem realizando suas audiências de custódia.

O formato de trabalho foi tema de um vídeo produzido pela Associação para a Prevenção da (APT), uma organização internacional de direitos humanos, com sede em Genebra (Suíça). A APT trabalha mundialmente para prevenir a tortura e outros tipos de maus-tratos, realizando visitas de monitoramento preventivas em lugares de privação de liberdade.

Na divulgação do vídeo, a ONG relatou que as “pessoas presas no Mato Grosso do Sul têm sido apresentadas presencialmente a um juiz nas primeiras 24 horas, após a prisão. Com a implementação de um novo fluxo interinstitucional de atendimento às pessoas custodiadas e de medidas de biossegurança, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul () tem realizado audiências de custódia presenciais”.

Com entrevista do juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, da 2ª Vara Criminal, e de um defensor público, o vídeo mostra que desde o ano passado, o Tribunal de Justiça de MS realiza as audiências no plenário do Tribunal do , garantindo o distanciamento necessário entre todos os presentes, com a aferição de temperatura na entrada do Fórum.

Além disso, a matéria cita o recém-inaugurado serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada (APEC), setor que recebe os custodiados antes das audiências, onde eles passam por atendimento psicossocial e médico, no qual são identificados, por exemplo, possíveis problemas de saúde ou sintomas de covid.

Com o novo protocolo interinstitucional e as medidas sanitárias tomadas, o TJMS vem contribuindo para a prevenção à tortura e para garantia dos direitos das pessoas custodiadas. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia investiga se pai também abusou do irmão de bebê morta após estupro em MS

Vice-presidente da RedeTV! apaga post após acusação de racismo; entenda caso

Mortos em tiroteio na fronteira acumulavam extensa ficha criminal

tribunal TCE-MS quer informações sobre envio de servidores a seminário (TCE-MS, Divulgação)

TCE-MS lança edital para concurso com seis vagas e salários de até R$ 41,8 mil

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

peixe dá cabeçada em criança

'Momento de aprendizado': criança leva cabeçada de peixe de 28 kg

Últimas Notícias

Mundo

Trump volta a defender Bolsonaro diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

Presidente norte-americano defendeu honestidade de Bolsonaro

Mundo

Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Sistema de metrô já foi restabelecido

Transparência

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para um ‘duelo jurídico’

Juiz diminuiu pela metade salário do prefeito Rodrigo Sacuri, do PL, que é advocado e da vice, Telma Minari, do União Brasil

Política

Feminicídio zero: MS pode ganhar ‘bancões’ vermelhos em praças para levar reflexão sobre crime

Projeto tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; bancos informam canais para denúncias