Pular para o conteúdo
Cotidiano

Atualização no WhatsApp: Confira o que muda e quais funções podem ficar indisponíveis

Usuário que não aceitar os novos termos não terá acesso à lista de conversas
Arquivo -

O já está apresentando os novos termos de serviço aos usuários e o prazo para atualizar o aplicativo com as novas condições termina no sábado (15). A mudança tem gerado desconfiança em alguns usuários, já que a nova política de privacidade autoriza o compartilhamento de dados com o . Na última semana, órgãos reguladores no Brasil apontaram violações na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Para quem ainda está perdido no assunto, o WhatsApp fará uma atualização com novo termo de serviço, com a possibilidade de uso comercial da plataforma. O dono da conta que aceitar os novos termos, autoriza o compartilhamento de dados da conta do WhatsApp com o Facebook, a empresa matriz. 

À princípio, a exigência já seria implementada em fevereiro, mas o WhatsApp considerou que os usuários precisavam de tempo para compreender a mudança. O WhatsApp havia adiado a atualização porque assim que o anúncio do compartilhamento de dados foi feito, os downloads de aplicativos de mensagens concorrentes dispararam, como no Signal e Telegram. 

“A atualização inclui novas opções que as pessoas terão para enviar mensagens para uma empresa no WhatsApp e fornece mais transparência sobre como coletamos e usamos os dados. Embora nem todo mundo compre com empresas no WhatsApp hoje, achamos que mais pessoas escolherão fazer isso no futuro e é importante que as pessoas conheçam esses serviços. Esta atualização não expande nossa capacidade de compartilhar dados com o Facebook”, comunicou a empresa.

Na prática, o que muda para o usuário? 

A mudança não trará tanto impacto para os usuários comuns. Acontece que boa parte dos usuários do WhatsApp já compartilham dados com o Facebook. O WhatsApp foi comprado pelo Facebook em 2014, mas em 2016 foi feita uma atualização nas políticas de privacidade, quando o usuário pode escolher se aceitava ou não compartilhar os dados com o Facebook e Instagram. 

De acordo com o WhatsApp, uma das principais mudanças no termo de serviço são voltadas às empresas. Quem tem loja no Facebook ou no Instagram, poderá adicionar ao perfil comercial no WhatsApp. Com isso, o usuário pode ver e comprar diretamente pelo WhatsApp. Além disso, se o usuário clicar em anúncios, as informações serão usadas para personalizar anúncios no Facebook. 

Se eu não aceitar os termos, o que acontece? 

Quem não aceitar os novos termos do WhatsApp, terá recursos limitados no aplicativo. A empresa comunicou que nenhuma conta será apagada, mas a revista Isto É Dinheiro apurou que aqueles que não aceitarem os termos, não terão acesso à lista de conversas. Contudo, o usuário ainda poderá atender chamadas de voz e vídeo. 

Além disso, o usuário continuará recebendo as notificações. Ou seja, se um amigo mandar uma mensagem, será possível tocar para ler e responder, ou até retornar chamadas de voz e vídeo perdidas. 

Se algumas semanas se passarem e o usuário ainda não aceitar os novos termos, o dono da conta deixará de receber ligações e notificações. Em comunicado, o WhatsApp ressaltou que a privacidade e a segurança das mensagens e chamadas não mudam. Elas continuam protegidas com criptografia. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Correios analisaram descontos de mais de 2 milhões de beneficiários do INSS

Câmeras identificam homem armado no centro de Campo Grande e GCM prende suspeito

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Últimas Notícias

Política

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Deputado Antônio Vaz disse que vaidade política levou a atual situação

Mundo

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

Essa foi a primeira vez que a Justiça do Reino Unido condenou alguém por derrubar ilegalmente uma árvore

Polícia

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Tiroteio deixou moradores de Capitán Bado em pânico na manhã de terça-feira (16); um suspeito foi preso

Brasil

Juíza demitida ao estufar métricas de produção alega dificuldade por ser mãe de criança com TEA

Juíza estava em estágio probatório