Por conta da baixa procura, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou novo calendário de vacinação para este domingo (15): pessoas com 16 anos ou mais tornam-se também público de imunização. 

No Guanandizão, Marcos Rodrigues Marques, superintendente da Gestão e Cuidado da Sesau, acompanha as aplicações e explica o motivo de baixar a idade.

“Procura muito baixa (…) É sumamente importante que todos se vacinem para a economia da cidade voltar, para os pais levarem os filhos para as escolas. Então baixando a idade, todos vão poder voltar as atividades normalmente”, esclarece.

No local, os adolescentes acompanhado dos pais aguardavam na fila. Ana Clara, estudante de 17 anos, é a favor da vacinação. “É uma luta contra a doença. Ela é bem bizzara e matou muita gente”, diz.

O pai da jovem, Claudio Henrique, de 52 anos, não perdeu tempo e correu para levar a filha. “Imediatamente tem que ir. Temos que acreditar na ciência. É muito triste ver gente contra”, afirma o auditor fiscal.

Gabriele e a mãe, Nena, marcaram presença no Guanandizão
Gabrielle e a mãe, Nena, marcaram presença no Guanandizão 

 

Já Gabrielle Sabino, de 16 anos, confessa que sentiu medo das reações do imunizante, mas foi junto da mãe se vacinar. ” Vim tomar por segurança e a minha mãe é de risco”, explica. 

Outro motivo da estudante é o estudo. “Em casa não aprende então agora vamos poder voltar com segurança”, pontua. 

A mãe, Nena Natalia Sabino, de 45 anos, também se preocupa com a educação da filha. ” Temos pela segurança na escola, nos ônibus. As aulas agora tem que alinhar e voltar. Houve perda no aprendizado”, alega a dona de casa.

Vacinação

Anteriormente divulgado para 17 anos ou mais, a vacinação deste domingo (15) continua também para a segunda dose de quem tomou o imunizante Pfizer até o dia 19 de junho; ou a Coronavac até o dia 17 de julho.

O serviço permanece o mesmo em todos os drives-thrus e polos, a partir das 07h30 até 17 horas. 

Todos os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais; e ambos portando certidão de nascimento, tutela ou outro documento que indique a filiação.

É recomendado evitar filas e aglomerações. Para isso, o usuário deverá fazer o cadastro no sistema de identificação prévia

Locais de vacinação: 

  • Drive-thru Ayrton Senna – 7h30 às 17h
  • Drive-thru Albano Franco – 7h30 às 17h
  • Drive-thru Cassems – 7h30 às 17h
  • Drive-thru UCDB – 7h30 às 17h
  • Guanandizão – 7h30 às 17h
  • IPMCG – 7h30 às 17h