Cotidiano

Árvore de grande porte cai, derruba postes energizados em cima de casas e famílias ficam trancadas

Energisa informou que equipes já foram acionadas

Diego Alves Publicado em 06/10/2021, às 20h21

Local onde os postes caíram (Foto: Lucas Bernardi, via Whats App)
Local onde os postes caíram (Foto: Lucas Bernardi, via Whats App)

Árvore de grande porte caiu e derrubou dois postes na Avenida Teodorowich, no Carandá Bosque, em Campo Grande, devido à chuva com fortes ventos nesta quarta-feira (6). Ao menos seis famílias estão dentro de suas residências sem poder sair, por causa dos fios energizados que caíram em cima de grades e cercas elétricas das residências que são vizinhas. Segundo a concessionária, os ventos chegaram aos 60 km/h na Capital.

"Tem dois postes de energia quebrados, energizados e os fios estão no chão, estão energizados, pois todas as casas estão com energia. Um dos postes foi parar dentro de uma casa", diz o arquiteto e urbanista Lucas Bernardi.

"Quem está fora, está fora, quem está dentro, está dentro. Todo mundo com medo de por a mão na fechadura para abrir, pois não sabe se está energizado a grade. Uma situação bem esquisita. Tá todo mundo esperando, pois precisa cortar essa energia. Entre um poste e outro, os fios pegaram na cerca elétrica das casas, encostaram nos portões, entortaram os padrões de energia. Pelo menos em umas seis casas o pessoal está dessa foram aí, de castigo. Umas sete casas tiveram prejuízo, creio eu, duas um prejuízo mais alto e os outros, prejuízo de cerca elétrica, portão amassado, coisa do tipo", diz Lucas.

Sobre esta ocorrência no Carandá, a Energisa enviou a seguinte nota:

Equipes foram direcionadas ao local. Em alguns casos, os reparos são de maior complexidade e, por isso, o atendimento pode levar mais tempo. Equipes da concessionária seguem atuando de forma ininterrupta nas regiões mais atingidas, obedecendo protocolos rígidos de segurança.

Já sobre outros casos que ocorreram durante a tarde e início da noite, a concessionária já havia soltado uma nota com esclarecimentos:

A Energisa esclarece que o temporal que atingiu a Capital na tarde desta quarta-feira (06/10), veio acompanhado por 4.784 descargas atmosféricas e ventos de mais de 60 km/h. As ocorrências se concentram nos bairros Coronel Antonino, Santo Amaro, Jardim Los Angeles, Jardim Centenário, Parque Residencial Rita Vieira, Jardim Taruma, Conjunto Aero Rancho, Vila Piratininga, Universitário, Parque do Lageado, Alves Pereira, Jardim Centro Oeste, Moreninha, Núcleo Industrial, Nova Lima, Vila Sobrinho, Caiçara, Chácara Cachoeira, Jardim Jockey Club, Monte Castelo, Conj. Habitacional Estrela Dalva, Vila Nasser, Jardim Leblon, Vila Albuquerque, Conjunto José Abrão, São Francisco, Portal Caiobá, Guanandi, Vila Vilas Boas, Caranda Bosque, Santa Fe, Chácara Das Mansões e Vila Bandeirante.

A concessionária aumentou em quatro vezes o número de equipes em campo e os trabalhos para normalizar a energia nos locais mais afetados, acontecem de forma ininterrupta.

Para reduzir as interrupções do fornecimento de energia causados principalmente pela interferência de árvores na rede elétrica, a concessionária reforça que é necessária a manutenção e poda dos galhos de árvores próximos à fiação.

Jornal Midiamax