Uma arara foi encontrada morta no transformador de energia da Rua Erasmo Nunes da Cunha, no Bairro Mata do Jacinto, na manhã deste domingo (27), em Campo Grande. Junto a outro animal da espécie, o casal de aves fazia ninho na copa de uma palmeira e moradores estranharam o silêncio.

José Avelar, de 58 anos, explicou que havia cortado a palmeira para evitar acidentes com as folhas na rede elétrica, quando as aves aproveitaram para fazer ninho. Acostumado com o barulho das araras diariamente, ele notou que o casal começou a frequentar a copa da árvore para procriar.

“Hoje percebemos um silêncio muito grande, fomos ver e uma das araras havia morrido com uma descarga do transformador da rede elétrica”, lamenta.

José afirma que, curiosamente, o companheiro da arara permaneceu ao lado do animal já sem vida, sem emitir sons, como se estivesse de luto. “A outra arara está lá, não sabemos se é macho ou fêmea, mas parece estar inconsolável e triste, parado sem movimento ou ruído”.

Preocupados com a arara sobrevivente, ele, junto a esposa e os filhos, solicitaram apoio da PMA (Polícia Militar Ambiental) e da . Em nota, a PMA afirmou que “a retirada do animal é feita pela concessionária de energia, uma vez que precisa desligar a rede” – em relação ao animal vivo de perto dos fios de alta tensão.

Já sobre a arara morta, deve ser feito apenas a retirada do animal. O morador informou que uma equipe da Energisa está no local para verificar o que pode ser feito. O fornecimento de energia para a região não foi afetado.

Fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.