De acordo com a Prefeitura de Corumba, por meio da assessoria, caso a ção siga no ritmo atual e a imunização realizada com doses da Janssen tenha a eficácia comprovada, o município deverá realizar um desfile e um “ nacional” com público já no dia 21 de setembro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, o município já imunizou 22,71% da população, ou seja, 19.231 pessoas receberam a primeira e segunda dose da vacina. Em relação a todas das vacinas aplicadas, foram 44.202 pessoas, o que equivale a 52.19% da população. Conforme a Prefeitura, o município pretende vacinar toda a população adulta ainda neste ano.

Assim como Corumbá, o município de Ponta Porã também recebeu doses da Janssen e faz parte do estudo de aplicação em massa de doses da Janssen em MS, mas não possui planos ou planejamento de qualquer evento que possua público ou promova aglomerações.

De acordo com a prefeitura, o próximo evento realizado pelo município será em comemoração ao aniversário da cidade, que acontece dia 18 julho, de forma online e sem público. Até o momento, Ponta Porã aplicou 47.313 de vacinas de quatro diferentes farmacêuticas.

A prefeitura explica que o objetivo do município é vacinar 95% da população já nos próximos dias. Somente após a apresentação dos dados de vacinação e recebimentos dos estudos envolvendo as doses da Janssen, que a prefeitura se reunirá para discutir possíveis novas medidas relacionadas a eventos.

O mesmo ocorre com Dourados, que avalia se encontrar em um cenário que impede a possibilidade de planejamento de futuras atrações que envolvam grande público ou aglomerações. Atualmente, conforme dados da Secretaria Municipal de Dourados, o município já aplicou 136.758 primeiras doses de vacinas, onde 36.322 receberam o reforço.

A prefeitura afirma ainda não possuir uma porcentagem específica de vacinados para então retornar com atividades de grande público a reitera que medidas do tipo só serão tomadas após aval do Ministério da Saúde.