Após um ano de seu lançamento, criada por conta da pandemia, a plataforma digital da Defensoria Pública de MS já realizou mais de 160 mil atendimentos a distância e até divórcio ‘internacional’ já rolou.
De acordo com a Defensoria, o divórcio ocorreu entre um casal onde um deles estava em Miranda e a outra parte na Bolívia, além do divórcio, também foi resolvido a guarda dos filhos, a pensão e divisão de bens.
Outro caso ‘internacional’, foi um processo de guarda, onde uma das partes estava em Campo Grande e a outra residindo em Portugal. No caso, foi possível realizar uma modificação de guarda entre pais e avó paterna.
Também, já foi realizado outro divórcio virtual com um assistido cumprindo medida de reclusão no Estabelecimento Penal de Campo Grande e a assistida no município de Bodoquena, após pedido ser registrado na plataforma digital.
A plataforma foi criada em 2020, com o objetivo de para que a população em situação de vulnerabilidade pudesse ter acesso aos serviços da instituição. No período de um ano foram registrados 162 mil atendimentos online em Mato Grosso do Sul.
A área da família é a que concentra maior demanda, com 88.859 atendimentos, seguida da área da saúde, que apresenta 17.450 atendimentos. As cidades que mais fazem acessam a Defensoria Pública via plataforma digital são Campo Grande (70.846), Dourados (13.837) e Três Lagoas (8.948).