Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após traumas da pandemia, escolas preparam acolhimento emocional para volta ao presencial em MS

Pedagoga ressalta importância de valorizar os sentimentos das crianças e adolescentes neste momento
Arquivo -

Com o retorno dos estudantes da rede pública marcado para ocorrer nos próximos dias, a preocupação das equipes pedagógicas é com o emocional das crianças e adolescentes após 1 ano e meio longe das escolas.

A psicóloga e pedagoga Maísa Colombo Lima comenta sobre a importância de valorizar os sentimentos dos alunos neste momento. “A criança precisa ser ouvida, acolhida. Com certeza, temos crianças que passaram pela perda de ente querido, adoecimento, desemprego, entre outras circunstâncias. As crianças precisam conversar sobre as mudanças sofridas. Elas precisam se sentir seguras e, para isso, vão precisar da ajuda da escola e da família”, explica.

Outra preocupação no ambiente escolar deve ser com as inseguranças das crianças menores, explica a especialista. “Uma dica é colocar-se no lugar da criança. Só compreendendo o outro podemos estabelecer um diálogo acolhedor”, orienta.

Por fim, a pedagoga reforça a importância do ambiente escolar e do contato social no desenvolvimento das crianças. “Por isso, a importância do retorno às aulas presenciais. Na escola, a criança interage com outras e, também, com adultos referência”, pontua. 

Projetos 

Tanto a SED (Secretaria Estadual de Educação), em todo Mato Grosso do Sul, quanto a (Secretaria Municipal de Educação), em , desenvolvem projetos para acolhimento emocional dos estudantes.

Em âmbito estadual, os alunos já estavam sendo preparados para o retorno às escolas desde o início do ano, quando receberam as primeiras orientações no eixo socioemocional. 

Ainda na preparação para a volta das aulas presenciais no 2º semestre de 2021, a SED informou que irá trabalhar a acolhida adequada dos alunos no retorno. “Tendo em vista propor ações pedagógicas que vão ao encontro das necessidades imediatas e vividas pelos estudantes, de diferentes formas, que precisam ser compartilhadas e trabalhadas em sala de aula pelos professores”, reforça.

Os estudantes da rede estadual retornam às salas, de forma híbrida, a partir do dia 2 de agosto.

Rede municipal

A Semed informou que já realiza desde 2018 o programa Valorização da Vida, que tem como objetivos fortalecer a autoestima e o desenvolvimento psicossocial. “Desde o início do ano o programa tem realizado reuniões, acolhidas, vivências e formações para todos os servidores da com foco na preparação para o retorno presencial dos alunos. Atendimentos aos alunos, conforme a necessidade, também ocorreram”, pontuou a pasta.

O retorno presencial da rede municipal de ensino está marcado para segunda-feira (26).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Últimas Notícias

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros

MidiaMAIS

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Hotel foi desativado nos anos 2000 e hoje parece até cenário de filme de terror