A professora Vanderleia Schoeninger do curso de Engenharia Agrícola da (Universidade Federal da Grande Dourados) criou o “Projeto Armazenamento Seguro – PAS” que tem o objetivo de ensinar crianças da área rural de Dourados a prevenir acidentes em lugares onde há armazenamento de grãos.

 

Em maio de 2020, no município de Dourados, Breno Gabriel Amorim Brito, de apenas seis anos de idade, foi sugada pelo movimento dos grãos. A criança caiu em uma carreta que descarregava feijão a granel e foi sugada pelo movimento dos grãos. O acidente fatal sensibilizou a professora.

Crianças da área rural convivem com a colheita e transporte de grãos, mas nem sempre têm consciência do perigo que correm ao transitar em ambientes de carga e descarga dos grãos.

Na última segunda-feira (25) a equipe do PAS esteve na Municipal Dr. Camilo Hermelindo da Silva, na linha do Barreirinho, área rural de Dourados, para uma palestra.

A equipe apresentou as etapas do processo de armazenamento de grãos e os riscos existentes. Os estudantes e a professora da UFGD usaram um mini silo para mostrar às crianças como os grãos se movimentam e facilmente podem causar o soterramento de uma pessoa. A demonstração foi feita de forma lúdica para promover a segurança das crianças, por meio do conhecimento.

“As atividades de sensibilização com as crianças do ensino fundamental em escolas rurais é de grande importância, visto que desde cedo elas têm contato com estruturas de armazenamento. Além disso, muitos pais destes estudantes também são ligados a atividade agrícola e agroindustrial, o que aproxima mais as crianças do tema que foi abordado na ação de extensão”, diz a professora.