Após recomendação, MS aumenta intervalo da Astrazeneca para três meses
Doses estavam sendo antecipadas para dois meses nos municípios do Estado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O intervalo de aplicação da segunda dose para a vacina da Astrazeneca foi ampliado em Mato Grosso do Sul. A segunda dose, que estava sendo antecipada e aplicada no prazo de dois meses, agora deve ser aplicada após três meses por recomendação do PNI (Plano Nacional de Imunização). O Estado receberá mais 41,2 mil doses da Astrazeneca nesta semana e poderá avançar com a aplicação da 1ª dose.
Nesta semana, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) reforçou a recomendação de manter o intervalo de 12 semanas entre as doses. Os estados, incluindo Mato Grosso do Sul, estavam antecipando a aplicação da segunda dose para garantir mais pessoas com a imunização completa. Contudo, a Fiocruz defendeu a manutenção do intervalo de três meses, considerando que há uma proteção significativa com a segunda dose e “a produção de uma resposta imunológica ainda mais robusta quando aplicado o intervalo maior”.
Após a recomendação, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) enviou uma nota informativa aos 79 municípios sobre o intervalo de aplicação das doses da Astrazeneca e Pfizer. “O Programa Nacional de Imunização orientou que intervalos maiores entre as doses oferecem respostas imunes mais robustas após a segunda dose, o que, em princípio, pode se traduzir, inclusive, em respostas protetoras mais duradouras”, informou a secretaria.
E agora, qual o intervalo correto?
Para a Coronavac, a recomendação é manter o prazo de 28 dias entre as duas doses. Para as vacinas Astrazeneca e Pfizer, a orientação é o intervalo de 12 semanas entre a primeira e segunda dose. A vacina da Janssen é aplicada em dose única. A secretaria ainda reforçou a importância de completar o esquema vacinal.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Avião cai no Centro de Gramado, atinge imóveis e causa incêndio intenso
- VÍDEO: Polo fica destruído após colidir com Dodge Ram em cruzamento onde acidentes são rotina
- Marido foge após contar para mulher que matou homem em casa e dizer que ‘assumiria o B.O.’
- Coronel da PM é preso pela PRF com contrabando de celulares em Campo Grande
Últimas Notícias
Idoso tem prejuízo de R$ 50 mil após ser vítima de fraude eletrônica na Capital
Ele percebeu que foi vítima de um golpe ao notar diversas operações bancárias não autorizadas dentro do aplicativo do banco digital
Homem leva tiro no pé após discussão no Jardim Los Angeles
Vítima foi levada para a Santa Casa da Capital
João Fonseca conquista o Next Gen Finals e se firma como a grande promessa do Brasil
Em sua trajetória no torneio, o brasileiro eliminou Arthur Fils, Tien e Jakub Mensik na fase de grupos, e na semifinal derrotou Luca Van Assche
Polícia Civil identifica vítima de feminicídio em Japorã
Suspeito de matar a esposa, homem foi preso em flagrante em Iguatemi
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.