Após a negativa do Espírito Santo em receber pacientes com covid-19 de . O Estado já conversa com São Paulo sobre a possibilidade de liberação de leitos.

O secretário estadual de Saúde, , disse à reportagem que Mato Grosso do Sul soube da negativa através das redes sociais, nesta quinta-feira (3).

Com isso, foram iniciadas conversas com outras unidades da federação. Resende afirmou que as tratativas já estão mais avançadas com São Paulo, que “nos ofertou, numa cidade do interior, próxima da divisa com Mato Grosso do Sul, para que pudéssemos encaminhar dez pacientes que necessitarem de leitos de UTIs”, disse Resende.

Entenda

O pronunciamento do governador do Espírito Santo ocorreu um dia após a SES (Secretaria de Estado de Saúde) que Mato Grosso do Sul iria transferir nove pacientes para Rondônia e dez pacientes para o Espírito Santo.

Após a declaração realizada na terça-feira (2), o governador Renato Casagrande usou seu para informar que o Espírito Santo não iria receber “nenhum paciente COVID de outro estado”.

Resende afirmou que recebeu a informação também através das redes, mas afirmou que “houve uma reavaliação e neste momento eles não possuem condições de fazê-lo, devido a possibilidade de expansão da doença naqueles Estado”.

Baixa adesão

Resende aproveitou para dizer que o atual cenário possa servir para que a população de Mato Grosso do Sul reflita sobre o cumprimento das medidas de biossegurança impostas em decretos.

“Eu acredito que esse quadro pode favorecer a adesão da população para com os decretos municipais, em seguir as orientações das autoridades sanitárias e que a gente possa ter a diminuição a partir dessa adesão nesse feriado prolonga”, comentou.

O secretario voltou a frisar que Mato Grosso do Sul possui o pior índice de isolamento social do país e espera que a população cumpra as medidas de isolamento ao longo do feriado prolongado.