Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após desastre ambiental no Pantanal em 2020, MS cria grupo para resgatar animais

Decreto foi publicado na sexta-feira (16)
Arquivo -

Após inúmeros animais morrerem na tragédia ambiental dos incêndios ocorrido ano passado no , o governo de Mato Grosso do Sul criou o Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal). O decreto que institui o grupo foi publicado nesta sexta-feira (16).

Dessa forma, grupo fica responsável pelos protocolos técnicos de atendimento e coordenação de todas as ações de resgate realizadas.

“O grupo reuniu a expertise de profissionais voluntários de várias instituições do nosso Estado e desempenhou um papel fundamental no resgate e atendimento aos animais silvestres feridos nos incêndios. Agora, com a sua oficialização, a Semagro e o ganham um suporte fundamental nesse trabalho de socorro à fauna em situações de emergência”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

Então, o grupo é composto por 10 instituições especializadas nos cuidados animais: a Semagro, Imasul, CRMV-MS, UCDB, Ibama, Instituto Tamanduá, Instituto do Homem Pantaneiro – IHP, Fundação Municipal do de Corumbá, UFMS e PMA.

Desastre ambiental

No ano passado, os incêndios que destruiram cerca de 4,4 milhões de hectares no Pantanal de Mato Grosso e MS também matou animais.

Vários grupos de voluntários iniciaram trabalhos para resgatar animais feridos nos incêndios ou que  ficaram sem habitat. “Houve uma perda muito grande e de todos os grupos, incluindo os polinizadores, dos quais muitas espécies vegetais dependem”, explica Milton.

Ainda conforme o biólogo, espécies consideradas de baixa mobilidade como anfíbios, mamíferos e répteis foram os mais afetados. “Fauna de solo, insetos e outros grupos invertebrados também”. Essas espécies foram prejudicadas de várias formas como “perda de abrigos, de comida, de recursos em geral, além de serem queimados”, pontua o biólogo.

Somente no Parque Estadual Encontro das Águas, que abriga grande concentração de onças-pintadas, a destruição alcançou 85% dos cerca de 108 mil hectares, segundo cálculos do Instituto Centro de Vida, que monitora queimadas no País. Fundamental para a preservação do felino, a área atrai milhares de turistas ao Pantanal todos os anos.

No Pantanal, ONGs trabalham tanto para conter as chamas quanto para resgatar animais feridos e providenciar alimentos aos que conseguiram sobreviver. A ONG Panthera tem uma fazenda de cerca de 10 mil hectares. Da área, cerca de 6 mil hectares são acessíveis e poderiam ser poupados do fogo para servir de moradia para a fauna. Cerca de metade desta parte foi salva, o que para a entidade foi uma vitória.

Biólogos afirmam que ainda é cedo para descartar impactos e, caso eles ocorram, pode haver severo desequilíbrio no ecossistema. Como exemplo, o professor da UFMT Victor Landeira destaca que o fogo deixa pelo caminho nutrientes que deveriam estar presos à vegetação. Com as chuvas, o material vai parar dentro de rios e alagados, criando outra vegetação que tomará o oxigênio que deveria ser dos peixes. “O Pantanal pode vir a ter uma cara diferente nos próximos anos.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito de Corumbá lidera comissão que pede urgência a Riedel sobre falta voos

stf pantanal ms

O que disseram os réus dos núcleos 2 e 4 da trama golpista em depoimento ao STF

Jogos Escolares da Juventude de MS começam nesta sexta para atletas de 12 a 14 anos

Confronto com morte de ‘Matheuzinho’ foi em casa usada para esconder produtos furtados em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Com mercado aquecido, 238 alunos concluem curso de TI em MS prontos para atuar

Últimas Notícias

Transparência

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

Intimada há mais de um ano, ré ainda não constituiu defesa e juiz dá 'ultimato' em ação de corrupção chefiada por Claudinho Serra

Famosos

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Filho de Preta Gil, Francisco Gil se aproximou do caixão da mãe para acariciá-la e se despedir; velório acontece no Theatro Municipal do Rio

MidiaMAIS

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

O talento do garoto de apenas 8 anos chama a atenção de fãs e clubes de alto rendimento

Polícia

VÍDEO: Fuga de traficante da PRF acaba com acidente na BR-262 em Água Clara

Droga ficou espalhada pela rodovia